Bolo de Aveia e Cacau e um Presente de Natal

2016-11-23-00-03-37

Como já referi em outros posts, não sou muito bem sucedida a na pastelaria…. Antes de me tornar vegetariana até que fazia uns bolos bem bons, altos e fofinhos. Agora que tento adaptar as receitas sem ingredientes de origem animal os meus bolos apesar de ficarem bons de sabor, parecem “enqueijados” e não crescem muito.

Por isso, quando faço um bolo que fica alto e super delicioso até lanço foguetes. Apesar não parecer muito apelativo garanto-vos que está muito bom e é super fácil de se fazer.

Para além da receita deste bolo, vou dar-vos também uma dica de um presente de natal que podem fazer por casa sem terem que gastar muito. Estava para aqui a pensar o que haveria de oferecer a X e Y e nestas alturas parece que nada nos vem à cabeça e sinceramente muitas das vezes oferecem-se coisas que nem sempre os outros gostam quando compradas. Por isso este ano decidi ser eu a fazer a fazer as prendas de natal e complementar com algo caso acho que seja necessário e interessante.

Como aqui em casa vive um insular, aguardente é coisa que nunca falta nesta casa! É verdade que agora que vem aí o frio, uma ponchinha sabe sempre bem. Mas desta vez lembrei-me de experimentar fazer licores por ter umas quantas clementinas bem deliciosas da horta do meu pai.

Bolo de Aveia e Cacau (Vegan)

8 porções

INGREDIENTES:2016-11-22-23-24-37
– meia chávena de açúcar mascavado
– 1 chávena de bebida vegetal
– 1 chávena de flocos de aveia
– 2 c. sopa de cacau em pó
– 1 chávena de farinha de trigo com fermento
– 1 c. café de fermento
– 1 c. sopa de linhaça moída e dobro de água
– 1 c. café de bicabornato de sódio
– 2 c. sopa de óleo de coco
– 2 c. sopa de pepitas de chocolate

  • Pré aquecemos o forno a 180º. Para o nosso “ovo” de linhaça basta colocá-la num recipiente juntamente com a água, misturar tudo muito bem e deixamos estar por enquanto continuamos a fazer o bolo. Entretanto num recipiente juntamos o açúcar e a bebida vegetal e misturamos com uma vara de arames ou batedeira até dissolver o açúcar. Junta-se o óleo de coco, o cacau e a farinha já com o bicabornato de sódio e o fermento misturado e misturamos cuidadosamente. Adicionamos os flocos de aveia e as pepitas de cacau e envolvemos tudo muito bem.
  • Forra-se uma forma rectangular com papel vegetal e deita-se o preparado na forma*. Leva-se ao forno durante 50 minutos.

* No fundo da forma coloquei um pouco de açúcar e uma banana fatiada para dar um efeito visual mais bonito, mas como a minha forma é irregular não ficou como esperado mas deu um sabor muito bom ao bolo.

Licor de Canela e Clementina

2 garrafas (ver imagem)

INGREDIENTES:
– 6 paus de canela
– 1 clementina
– 300 g açúcar (usei amarelo)
– 300 ml de água
– 300 ml de aguardente

  • Levamos ao lume uma caçarola onde juntamos a água, o açúcar, a canela e a clementina- cortada em 6 partes, separa-se a casca do gomo e leva-se ambas as coisas ao lume- e levamos a ferver até termos uma espécie de xarope, cerca de 20 minutos. Quando o xarope arrefecer adicionamos a aguardente e vertemos para as garrafas que iremos oferecer coando para que não caiam alguns resíduos. Juntamos um pau de canela e duas cascas de clementina em cada garrafa.

 

2016-11-23-17-46-48-1

 

Como já estamos perto do natal experimentei fazer esta versão do licor que retirei deste blog, mas caso tenham mais tempo podem fazer de outras formas. Se juntarem logo tudo a levarem a ferver como fiz é mais rápido e no natal já se poderá beber.

Experimentem fazer o licor e se não for para oferecer, bebam vocês mesmos  😜

Advertisements

One thought on “Bolo de Aveia e Cacau e um Presente de Natal

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s