Bolonhesa de Lentilhas

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Uma das coisas que mais gosto de comer é massa, principalmente esparguete, tenho que admitir. Não acho de todo muito saudável, mas a chave para uma dieta equilibrada está em comer moderadamente, por isso tento comer massa no máximo 2/3 vezes por semana. As versões que mais gosto é com legumes e um molho de natas, bem simples só com malagueta, azeite e alho, e com bolonhesa. E é disto que vos vou falar hoje….

Penso que a bolonhesa foi um dos primeiros pratos que fiz quando me tornei vegetariana, há cerca de 3 anos atrás. Essa bolonhesa que fiz foi com soja e vou confessar que ficou terrivelmente má. Não tinha sabor absolutamente nenhum! A razão para ter saído assim tão mal foi que ainda não tinha qualquer experiência anterior a cozinhar soja texturizada e não sabia que era preciso ter que deixar a marinar para ganhar sabor.

Entretanto com o passar do tempo lá consegui acertar na receita da bolonhesa de soja, mas hoje em dia já não a faço aqui em casa. Deixei de usar a soja texturizada por achar pouco saudável, uma vez que esta forma que encontramos do grão de soja é tão mas tão processada que acaba por se perder a maioria dos nutrientes deste alimento no seu processamento. Por isso optei por utilizar outros alimentos na bolonhesa como: beringela, seitan (ideal para enganar  não vegetarianas) e lentilhas.

EN:

One of the things I love to eat is pasta especially spaghetti, I have to admit it. I don’t think that is very healthy at all, but the key to a balanced diet is to eat moderately, so I try to eat pasta  2 or 3 times a week at most.

The versions that I prefer are with vegetables and a cream sauce, very simple only with chilli, olive oil and garlic, and with Bolognese. And this is what I’m going to show you today….

If I’m not wrong Bolognese was one of the first dishes I made when I became a vegetarian about 3 years ago. This bolognese I made was with texturized protein soybean and I’m going to confess that it was awful. It was completely tasteless! The reason for that is that I had any previous experience of cooking texturized soybeans and didn’t know that I had to marinate it to have more flavour.

I’ve finally got the recipe right, but nowadays I don’t do it anymore. I stopped using texturized soybeans due to the fact that I think it’s unhealthy, because this form of soybeans is extremely processed that it ends up losing most of the nutrients in it so I prefer to use other ingredients in bolognese such as eggplant, seitan (ideal to deceive non vegetarians) and lentils.

 

Bolonhesa de Lentilhas / Lentils Bolognese ( Vegan, Sem Glúten/Free )

4 porções / 4 portions

INGREDIENTES: 2016-11-19-12-06-27.jpg
– 1 chávena de lentilhas vermelhas / 1 cup red lentils
– 2 cebolas / 2 onions
– 2 dentes de alho / 2 garlic cloves
– 1 folha de louro / 1 bay leaf
– 4 tomates maduros/ 4 ripe tomatoes
– 150g cogumelos frescos / 150grams fresh mushrooms
– 2 c. sobremesa colorau / 2 tsp. paprika
– 1 c. sopa açúcar mascavado / 1 tbsp. brown sugar
– orégãos / oregano
– sal q.b / pinch of salt
– pimenta / black pepper
– salsa / parsley
– 400g esparguete / 400g spaghetti
– azeite / olive oil

  • Numa panela colocamos um fio de azeite e juntamos as cebolas e os alhos picados, a folha de louro e deixamos alourar por 5 minutos. / Heat some olive oil in a pan and add the onions and garlic cloves chopped and the bay leaf. Let it cook until is soft (5 minutes)
  • Juntamos as lentilhas, o sal, pimenta e colorau e deixamos saltear por mais 5 minutos mexendo sempre. / Add the red lentils, salt, pepper, paprika and let it cook stirring for 5 minutes. 
  • Adicionamos os cogumelos e os tomates bem picados, o açúcar e um pouco de água. Deixa-se cozer por 15 min. Se for necessário junta-se mais água. / Add the mushrooms and tomatoes well chopped, sugar and a little bit of water. Let it cook for about 15 minutes. If necessary add more water. 
  • Para cozinhar a massa, levamos uma panela de água com sal ao lume e quando estiver a ferver adicionamos o esparguete e deixa-se cozer por 8minutos para ficar al dente.  / Cook pasta in boiling salted water according to package directions ( 8 minutes) to become al dente.
  • Quando as lentilhas estiverem cozidas juntamos os orégãos. Servimos de imediato e polvilhamos com salsa picada. / When the  lentils are cooked add the oregano. Serve immediately sprinkled with parsley. 

 

Bon Apétit!!

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4 thoughts on “Bolonhesa de Lentilhas

    1. Hello Jung Szczepaniak, could you tell me the reasons why are you saying that? I have to admit that this is a small blog where I share with all of you my daily vegetarian meals and I really suck on technology and stuff like that so if you can tell me what it’s wrong I really appreciate that and I will try to improve my posts 🙂 Thank you.

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