Protein Balls / Bolinhas Proteícas

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A Páscoa está mesmo aí a chegar e nada melhor que trazer uma receita de uma opção mais saudável às tradicionais amêndoas.

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Na verdade fiz esta receita esta semana para ter um snack para comer antes de ir correr, que fosse calórico (só calorias boas 🤫) e saboroso, mas lembrei-me que também poderá ser uma óptima ideia para oferecer agora na Páscoa! Para além de serem muito nutritivas, podem mudar os ingredientes desta receita e fazer as bolinhas com os sabores que mais gostarem.

Não precisam de perder mais de 15 minutos a fazerem estas bolinhas, e depois basta colocarem numa caixinha ou num saco bonitinho e oferecer a alguém nesta época festiva.

Para quem corre ou faz outro tipo de actividade física, este é o snack ideal para levarem para um treino longo ou para comerem antes/depois dos vossos treinos!

 

 

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EN:

Easter is almost there and there’s nothing better than bringing a recipe for an helathier version of the traditional Easter candies.

Actually I amde this recipe this week to have a good snack to take with me to eat before run, rich in calories (only good calories 🤫 ) and delicious. But then I thought that this could also be a good idea to offer to someone in Easter! Besides being nutritious, you can always change some ingredients and make these balls with the flavors you like at most.

You just have to take 15min of your time to make these balls, and then you just need to keep them in a box or wrape in a pretty bag and give to your friends/family.

For those who run or exercise, this is the perfect snack to take for a long run or to eat before/after your workout!

 

Protein Balls / Bolinhas Proteicas (Vegan, Gluten Free)

8 balls / 8 bolinhas

INGREDIENTS:
– 1/3 rolled oats / 1/3 chávena de flocos de aveia
– 1/3 cup pecan nuts* / 1/3 chávena de nozes pecan*
– 2 tbsp cacao powder / 2 c. sopa de cacau em pó
– 2 tbsp date paste (or 5 dates)* / 2 c. sopa de pasta de tâmaras (ou 5 tâmaras)*
– 1 tbsp vegan protein* / 1 c. sopa de proteína vegan*
– 1 tbsp flaxseed / 1 c. sopa de linhaça moída
– 2 tbsp coconut oil / 2 c. sopa de óleo de coco

 

 

  • Combine all ingredients in a blender / food processor and blend until you have a dough good enough to shape you balls.
  • Rub your hands with a little of coconut oil and shape small bals.
  • Roll the balls in cacao powder, grated coconut and poppy seeds.
  • Keep it in the fridge.

 

 

  • Juntar todos os ingredientes num processador de alimentos e processar até ter uma massa homogénea.
  • Passar as mãos por um pouco de óleo de coco e moldar pequenas bolas.
  • Passar as bolas por cacau em pó, coco ralado e sementes de papoila.
  • Guardar no frigorífico.

 

 

*You can use walnuts or almonds instead. / Podem utilizar nozes ou amêndoas em vez das pecan.

*The Vegan Protein that I used was the Super Vegan Protein from Iswari (it’s a mixture of rice, pea and hemp protein) / A proteína vegan que usei foi a Super Vegan Protein da Iswari ( é uma mistura de proteína de arroz, ervilha e canhâmo).

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*I bought this date paste for the first time to try and it’s a really good product to use for pastry and to make these balls or bars. It’s cheaper than buyiing dates in bulk. / Comprei esta pasta de tâmaras para experimentar e realmente é um produto muito bom para usar na pastelaria e para fazer estas bolinhas ou barritas. É mais barato do que comprar tâmaras avulso (cerca de 3.50€ 500g).

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