Pastéis de Cogumelos / Mushrooms Pasties

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Estes último dias de chuva, vento e frio vieram com uns dias de férias à mistura, que aproveitei ao máximo para ir até à cozinha fazer umas experiências para partilhar aqui no blog…

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Quando me apercebi que ia estar uns dias em casa de férias e que ia chover torrencialmente todos os dias comecei a pensar que já não poderia fazer algumas das coisas que tinha planeado, uma delas, ir passear com o meu cão à praia todos os dias… mas alguns acontecimentos recentes na minha vida têm-me levado a reflectir e a pensar que somos uns sortudos quando as coisas acontecem exactamente como planeámos, e que acima de tudo devemos ser muito pacientes.

Em vez de ficar desiludida com o facto de não poder ir até à praia, decidi que ia cozinhar todos os dias, para aproveitar os dias em que não posso fazer uma das coisas que mais gosto. Mas cozinhar sem pressas, fazer aquelas receitas que queremos há muito experimentar e depois passar o resto do dia a limpar a cozinha 😄 e assim foi!

De entre outras coisas que experimentei na última semana, estes pastéis de cogumelos foram sem dúvida o maior sucesso e aquilo que mais queria fazer há já bastante tempo.

 

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EN:

It has been raining a lot in the last week and at the same time I had a couple of days off, so I decided to spent as much time as I can in the kitchen experiment some new recipes to share on the blog…

When I saw that I was about to stay a couple of days at home at it was raining all the time, I realized that I couldn’t do what I’ve planned to do anymore, like go to the beach for a walk with my dog every day… but some recents events in my life have taught me that life is not that perfect, and when things go exactly how we plan, we are really lucky. And most important, we have to be patient.

Instead of getting mad with the fact that I couldn’t go to the beach with my dog anymore, I decided that I would go to the kitchen every single day to cook with no hurries and make those recipes that I’ve trying to do for so long, and after that, spending the rest of the day cleaning all that mess 😄 and so I did!

Among some other things I did last week, this mushroom pasties were without any doubt, the biggest succes!

 

Mushrooms Pasties / Pastéis de Cogumelos   ( Vegan)

26 portions / porções

INGREDIENTS:

Dough / Massa*:
– 1 1/4 cup self rising flour / 1 1/4 chávena de farinha de trigo com fermento
– 3/4 cup whole wheat flour / 3/4 farinha de trigo integral
– 1 coffee spoon sea salt / 1 c. café de sal marinho
– 1/2 cup water / 1/2 chávena de água
– 1/4 cup olive oil / 1/4 chávena de azeite

Filling / Recheio
– 1 onion / 1 cebola
– 1/2 cup coriander / 1/2 chávena de coentros
– 2 garlic cloves / 2 dentes de alho
– 150g mushrooms / 150 cogumelos
– pinch of salt and pepper / pitada de sal e pimenta
– 1/2 cup water / 1/2 chávena de água
– 1 tbsp nutritional yeast / 1 c. sopa de levedura nutricional*

 

  • In a bowl mix both flours and salt. Make a hole in the flour and add water and olive oil and mix everything until the dough start detaching the bowl. Let it rest for 5 minutes in the fridge.
  • On a floured surface roll out the dough and cut in circles (use a glass to help you).

 

 

 

  • Heat some olive oil in a pan and add the onion and garlic cloves chopped and let it fry for 3 minutes. Add the mushrooms chopped thinly, the corianders also chopped, season with salt and pepper and let it cook for about 8 minutes. After that time add the glass of water, the nutritional yeast, stir and cook until you have a thick sauce, about 2/3 minutes.
  • Add one teaspoon of filling in the middle of the dough and fold the other half of the pastry over the filling to form a half moon. Crimp the edge using a fork handle to seal. Place the pasties on a baking tray, over a baking sheet. Brush the top of the pasties with soy milk and sprinkle with black sesame seeds or sunflower seeds.
  • Bake at 180ºC / 356ºF for about 25-30 minutes.

 

 

 

 

  • Numa taça misturar as farinhas e o sal. Fazer um buraco no meio e juntar a água e o azeite e ir mexendo até a massa se descolar da taça. Deixar repousar no frigorífico 5 minutos.
  • Numa superfície enfarinhada, estender a massa e cortar em pequenos círculos (usar um copo).

 

  • Numa panela/frigideira aquecer um fio de azeite e juntar a cebola e os alhos picados e deixar alourar. Adicionar os cogumelos finamente picados, os coentros também picados temperar com sal e pimenta e deixar cozer durante uns 8 minutos. Após esse tempo juntar a água e a levedura nutricional e deixar cozinhar até ficar com um molho mais espesso, cerca de 2/3 minutos.
  • Adicionar cerca de uma colher de chá de recheio em metade do círculo de massa e com a outra metade fechar, formando uma meia lua. Com a ajudar de um garfo selar as pontas dos pastéis. Colocar os pastéis num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Pincelar os pastéis com leite de soja e juntar umas sementes de sésamo pretas por cima ou sementes de girassol.
  • Levar ao forno a 180ºC durante cerca de 25- 30 minutos.

 

 

*A receita da massa foi retirada do livro “Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar” da Gabriela Olvieira

*Em vez da levedura nutricional podem adicionar uma colher de chá de amido de milho, farinha de araruta ou de arroz para ajudar a engrossar o molho.

 

*The original recipe of this dough is from the book ‘Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar’ by Gabriela Oliveira.

*Instead of using nutritional yeast you can also use corn starch, arrowroot flour or rice flour to thicken the sauce.

 

Entretanto nestes últimos dias e nos próximos estarei também a treinar para mais umas provas, pelo que as minhas refeições se irão resumir muito a hidratos complexos, proteína, cereais e muitos vegetais, evitando ao máximo açúcares, refinados e molhos com gordura.

Em baixo deixo uma foto da última prova que fiz, no Domingo passado na minha terra natal onde fiquei em 3ºlugar Geral Fem e também no Escalão Sen Fem, um grande orgulho sem dúvida!

 

 

Meanwhile, in these last few days and in the next, I’ll be training for another race, so my meals will be based on complex carbs, proteins, cereals, veggies, avoiding sugars, refined food and sauces with too much fat.

Down below I’ll leave a picture from my last race, last Sunday at my hometown where I end up on 3º in General Female.  I couldn’t be more proud!

 

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