Stir-fried Noodles / Noodles com Vegetais

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Hoje é dia de trazer mais uma daquelas receitas super simples e rápidas de fazer!

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Para mim qualquer prato que tenha massa é sinónimo de delicioso e de reconfortante. E durante muito tempo um dos pratos que mais fazia quando não tinha muito tempo era noodles com vegetais salteados ou então apenas um esparguete cozido com muito alho, azeite e malagueta. Simples mas bom.

Ultimamente como tenho tentado reduzir ao máximo o uso de plástico, uma das coisas que não se faz aqui por casa são os tais noodles, porque simplesmente não encontro este tipo de massa para comprar avulso (alguém sabe de algum sítio??). Como tinha o frigorífico cheio de vegetais que considero serem aqueles que mais gosto de colocar neste prato, pareceu-me que era altura de ceder e fazer então isto para o almoço e assim lá fui comprar um pacote de noodles de arroz…

Para além dos legumes que usei podem sempre juntar rebentos de soja, bambu e pimento vermelho que fica delicioso. Espero que gostem!

 

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Mise en Place

 

EN:

Today it’s time to bring you one of those really simple and quick recipes!

Any dish that contains pasta means to me delicious and comfort food. And for a long time one of the dishes that I used to do a lot when I had not much time to make dinner, was a quick dish of noodles and veggies or just some spaghetti with lots of garlic, olive oil and chili. Simple but delicious.

Lately as I’ve been trying to reduce the amount of plastic that I consume, one of the things that I don’t buy anymore is noodles, since I can’t find a bulk store that has noodles (Do you know where can I find it??). As I had my fridge full of veggies that I usually use in this dish, finally I yielded and bought a pack of noodles to make this for lunch…

If you want you can also add some extra veggies into this dish, such as bamboo, soybean sprouts and bell pepper. Hope you like it!

 

Stir-fried Noodles / Noodles com Vegetais  (Vegan, Gluten Free*)

4 portions / 4 porções

Prep / Preparação: 10min

Cook / Tempo de Cozedura: 12min

INGREDIENTS:
– 1 red onion / 1 cebola roxa
– 2 garlic cloves / 2 dentes de alho
– fresh ginger / gengibre fresco
– chili pepper / malagueta
– 1 head of broccoli / uma cabeça de brócolos
– 1 carrot / 1 cenoura
– half pointed cabbage / metade de uma couve coração
– 150g firm / 150g de tofu firme
– 2 tbsp soy sauce* (optional) / 2 c. sopa de molho de soja (opcional)
– 1 tbsp umeboshi plum vinegar (optional)* / 1 c. sopa de vinagre de umeboshi (opcional)*
– 2 tbsp sesame oil / 2 c. sopa de óleo de sésamo
– coriander / coentros
– sesame seeds / sementes de sésamo
– Pack of rice noodles 7oz / pacote de 200g de noodles de arroz
– lemongrass (optional)/ citronela (opcional)*

 

  • In a wok pan add the sesame oil, chopped onion, garlic cloves, chili, lemongrass and the ginger thinly sliced and let it fry until the onion is soft.
  • Add the tofu diced and let it fry for about 3 minutes and then add the soy sauce and umeboshi vinegar.
  • Add the broccolis cut (see image) and the carrots cut into matchsticks and let it fry for more 5 mintues. Then cut the cabbage into thin strips and add it into the pan and fry for about 3 minutes.
  • Cook the noodles in boiling salted water for 3 minutes and after cooked add it into the wok pan.
  • Sprinkle the noodles with fresh chopped coriander, sesame seeds and ginger.

 

 

 

  • Numa wook aquecer o óleo de sésamo e juntar a cebola fatiada, os dentes de alho picados, a malagueta, a citronela e o gengibre também picados e deixar fritar até alourar a cebola.
  • Juntar o tofu cortado em pequenos cubos e fritar por 3 minutos. A seguir adiciona-se o molho de soja e o vinagre de umeboshi.
  • Juntar os brócolos cortados em pedaços pequenos (ver imagem) e as cenouras cortadas em palitos e deixar saltear por mais 5 minutos. A seguir cortamos a couve em fatias finas e junta-se à wook e deixamos fritar cerca de 3 minutos.
  • Cozer os noodles e água com um pouco de sal durante 3 minutos e após esse tempo, juntar os noodles à wook.
  • Polvilhar com coentros picados, sementes de sésamo e gengibre.

 

 

*1. If you can’t eat gluten use a gluten free soy sauce or replace it for salt.

*1. Se não forem intolerantes ao glúten usem molho de soja sem glúten ou então substituam por sal.

*2. If you don’t have umeboshi vinegar, replace it for balsamic vinegar. This is the umeboshi vinegar that I’m using. It’s organic and it comes in a glass bottle. 

*2. Se não tiverem vinagre de umeboshi podem usar a mesma quantidade de vinagre balsâmico.  Este é o umeboshi que costumo usar. É biológico e vem numa garrafinha de vidro.

vinagre umeboshi celeiro integral alimentacao saudavel produtos naturais-500x500.jpg

*3. I used lemongrass because I bought a pack of lemongrass these days and I really wanted to try it because here in Portugal it’s not easy to find fresh lemongrass. You can always leave it out of this recipe.

*3. Apenas usei citronela porque comprei um dia destes um pacote de citronela e queria emsmo experiementar já que aqui em Portugal não é nada fácil encontrar citronela fresca para culiária. Podem deixar este ingrediente de fora da receita.

 

TIP: Prepare your mise en place – cut all the ingredients before start cooking.

DICA: Façam uma mise en place – cortar e preparar os ingredientes antes de começar a cozinhar.

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