Gluten Free Burgers / Hambúrguer s/ Glúten

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No meio de uma semana ocupada de trabalho, chego a casa e não sei o que fazer para levar para o almoço no trabalho… é nestas alturas que por vezes surgem as melhores ideias e receitas 😆  É o caso da receita de hoje! Scroll down for english version

Como exagerei no fim-de-semana, estou a tentar fazer uma alimentação sem glúten ao longo desta semana, de forma a desintoxicar o meu corpo de todo o pão e massa que comi. Ontem cheguei a casa e não sabia o que fazer para trazer hoje para o trabalho, apenas queria algo que fosse rápido de fazer de manhã e que de preferência não tivesse glúten. Foi então que me lembrei de fazer uns hambúrguers de lentilhas e grão, feijão verde e trigo sarraceno cozido a acompanhar, e já está!  Um prato delicioso, completo e perfeito para “limpar” o organismo.

 

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EN:

In the middle of a busy working week, I arrive at home and I don’t know what to do to for lunch to bring to work… and it’s at this point when the best ideas and recipes comes to your mind 😆 that’s what happened with today’s recipe!

As I ate to much on the weekend, I’m now trying to do a week withou gluten on my meals in order to detox my body from all the bread and pasta I ate. Yesterday when I came home I was thinking about what to do for lunch , I just wanted something easy to do in the morning and gluten free as well. Then I decided to do some lentils and chickpea burgers, with some cooked green beans and buckwheat. An healthy, balanced and delicious dish, perfect to clean the body.

Lentils and Chickpea Burgers / Hambúrguer de Lentilha e Grão ( Vegan, Gluten Free, Oil Free)

12 portions / 12 porções

INGREDIENTS:
– 1 1/2 cup cooked red lentils / 1 1/2 chávena de lentilhas vermelhas cozidas
– 1 onion / 1 cebola
– 1 carrot / 1 cenoura
– 1 cup chickpea flour / 1 chávena de farinha de grão
– 1 tsp chopped cilantro / 1 c. chá de coentros picados
– 1 tbsp sunflower seeds / 1 c. sopa de sementes de girassol
1 tsp flaxseed (optional)/ 1 c. chá de sementes de linhaça (opcional)
– a pinch of salt, nutmeg and pepper / pitada de sal, pimenta e noz-moscada

 

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  • Comece por cozer as lentilhas em água com sal durante 10 minutos. Depois de cozdas use um coador para retirar  a água em excesso das lentilhas e coloque-as numa taça. Junta-se a cebola e a cenoura picada, os coentros, as sementes de girassol e linhaça, o tempero e mexe-se tudo. Adicionamos a farinha de grão e envolvemos bem até ter uma massa boa para moldar os hambúrguers. Agora basta moldar os hambúrguers, colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno durante 20 minutos a 200ºC.

 

  • Start by cooking the lentils in boiling water and salt for 10 min. Use a strain to take all the water from the lentils and place them in a bowl. Add the onion and carrot chopped, the cilantro, flaxseed, sunflower seeds and season and stir. Add the chickpea flour and stir again until you have a good dough to shape your burgers. Now you just need to give them shape and place them in a baking tray lined with parchement papper and cook in the oven for 20 minutes at 392ºF .

 

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