Non-Codfish Fritters / Pastéis de Não- Bacalhau

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O nome parece-vos familiar e estranho ao mesmo tempo?? É o resultado das invenções de novos nomes para pratos tipicamente portugueses mas reinventados.

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Na verdade, a receita de hoje não tem nada de estranho e é bem conhecida de todos, com a particularidade de ser “veganizada”. Como já devem ter percebido estou a falar do típico pastel de bacalhau mas neste caso sem bacalhau nem nenhum produto de origem animal. A primeira vez que fiz pastéis de não-bacalhau foi seguindo a receita do livro “Cozinha Vegetariana para quem quer poupar” da Gabriela Oliveira, e levei para um convívio na casa de amigos que aprovaram logo os pastéis. A receita original leva tofu, mas desta vez decidi modificar um pouco e não colocar o tofu, basicamente porque foi para aproveitar umas batatas que tinha cozido no dia anterior e que ficaram por ali no frigorífico e não sabia bem o que fazer com elas. Como irão ver esta receita é das coisas mais simples que podem fazer para uma entrada, petisco ou até mesmo como prato principal acompanhado depois com um arroz de legumes e uma salada – fica óptimo!

EN:

The name of this recipe may sound familiar and strange at the same time because it’s the result of an invention from a traditional portuguese dish.

Actually, today’s recipe it’s not strange and it’s very know from all of us (even for foreigner portuguese people), but the difference is that it is “veganized”. As you may have noticed I’m talking about the famous codfish fritter but in this case there’s no codfish in the recipe neither any animal product. The first I made these fritters I saw the recipe on the book “Cozinha Vegetariana para quem quer poupar” (Vegetarian Cuisine for who wants to save money)  from Gabriela Oliveira, and I give it to some friends to try and they have approved the fritters. The orginal recipe has tofu in it but this time I decided to leave the tofu out of the recipe because I had some potatoes left on the fridge and I wanted to give them another use. As you’ll se this is one of the most simple recipes you can do as appetizer, snack or even for the main dish, with some vegetables rice and a salad – it’s great!

Não Pastéis de Bacalhau / Non-Codfish Fritters (Vegan)

12 portions / 12 porções

INGREDIENTS:
– 3 cooked potatoes / 3 batatas cozidas
– 1/2 cup oat/soy milk / 1/2 chávena de leite de aveia ou soja
– Half onion chopped / meia cebola picada
– half cup of parsley / meia chávena de salsa
– 4 tsp oat flour / 4 c. chá de farinha de aveia
6 tsp all purpose flour / 6 c.chá de farinha de trigo
1 tsp nutritional yeast / 1 c. chá de levedura nutricional
– salt and pepper / sal e pimenta

 

  • Esmaga-se a batata e coloca-se numa taça. Adicioanmos a cebola e a salsa picada e a levedura nutricional e mistura-se tudo muito bem com um garfo. De seguida adicionamos o leite, voltamos a misturar e juntamos a farinha de aveia e a de trigo. Temperamos com sal e pimenta e combinamos tudo até ficarmos com uma massa grossa, típica dos pastéis de bacalhau. Moldamos pequenos pastéis com a ajuda de duas colheres de sopa e frita-se em azeite ou óleo de coco ou então pode levar-se ao forno a assar durante uns 20 minutos a 180ºC.

 

 

 

  • Smash the potato and place it into a bowl. Add the onion and the parsley chopped, the nutritional yeast and combine everything with a fork. Then add the milk, whisk and add the oat and the all purpose flour. Season with salt and pepper and whisk once again until you have a thick dough. Shape small fritters with 2 table spoons. Fry in olive oil or coconut oil. You can also bake it in the oven for about 20 minutes at 356ºC.
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5 thoughts on “Non-Codfish Fritters / Pastéis de Não- Bacalhau

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