Hambúrguer de Grão e Caril / Curry and Chickpea Burger

burguers chickpeas

E com o início de mais uma semana vem a vontade de comer algo mais simples, leve mas que seja nutritivo e acima de tudo uma refeição bem completa.

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Uma das cosias que acho mais fáceis de fazer são os hambúrguers, e a verdade é que como são feitos de leguminosas digamos que podemos comer praticamente todos os dias…claro que devemos ter uma alimentação equilibrada e daí não ser de todo uma opção muito saudável comer hamburguer todo o dia, principalmente se for “frito”. Mas como estes são bem saudáveis e facilmente os podem fazer no forno, abrimos uma excepção e podem comer quantos quiserem 😁

Para estes hambúrguers usei uma das minhas leguminosas preferidas – o grão. Mas podem sempre substituir por qualquer outra da vossa preferência. Podem encontrar aqui no blog outras receitas de hambúrguers tais como Hambúrguer de Tofu e Aveia e de Beterraba . Também podem pegar nestas receitas e em vez de fazerem hamburguers moldam em pequenas bolas e fazem almôndegas ou então croquetes. É só usar a imaginação!

Para fazer uma refeição bem completa juntei aos hambúrguers um pouco de arroz basmati integral, palitos de cenoura crua, espinafres crus e toranja. Ideal para um pré ou pós treino, seja ele corrida, um pouco de exercício em casa ou no ginásio.

E porquê esta combinação de sabores? Bem, aqui há uns tempos atrás li um artigo sobre os anti-nutrientes presentes em vários alimentos. Estes anti-nutrientes são nada mais do que compostos de plantas que reduzem a absorção de nutrientes do sistema digestivo. Após ter lido este artigo e de ter tirando algumas dúvidas com algumas pessoas que já tinham mais conhecimentos sobre o assunto decidi ter mais atenção a estes anti-nutrientes e tentar combater as suas consequências. Uma das principais atitudes que devemos tomar é a de lavar e/ou demolhar todas as leguminosas e incluso, o arroz. Admito que não fazia isto ao arroz mas sempre fiz para todas as leguminosas. Outra coisa que fiz foi a de combinar os espinafres (ricos em ferro e cálcio) com a toranja (vitamina C), isto porque o oxalato diminui a biodisponibilidade de cálcio mas se juntarmos algo com vitamina C isso ajudará na absorção do ferro e do cálcio.

Bem, mais tarde irei fazer um post a falar um pouco sobre isto quando também eu própria já tiver absorvido mais informação para vos disponibilizar e tentar ajudar. Vamos então à receita:

 

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EN:

And with the beginning of another week comes the desire to eat something simple, light but nutritious and above all a full meal.

One of the things that I think that is pretty easy to make is burgers, and the truth is that because they are made from legumes, let’s say that we can eat almost every day … of course we should have a balanced diet and therefore it isn’t at all very healthy eating burgers all day, especially if it is “fried”. But as these are very healthy and can easily be made in the oven, we make an exception and you can eat as many as you want 😁

For these burgers I used one of my favorite legumes – chickpeas. But you can always substitute for any other of your preference. You can find other burgers recipes here like Tofu Burger and Oat  and Beetroot. You can also see these recipes and instead of making burgers shape into small balls and make meatballs or croquettes. Just use the imagination!

To make a full meal I added  little bit of brown basmati rice,raw carrot sticks , raw spinach and grapefruit. It’s perfect for a pre or post-workout, doesn’t matter if it’s jogging, a little workout at home or in the gym.

And why this combination of flavors? Well, some time ago I read an article about the anti-nutrients present in several foods. These anti-nutrients are nothing more than plant compounds that reduce the absorption of nutrients from the digestive system. After reading this article and having some doubts with some people who already had more knowledge on the subject I decided to pay more attention to these anti-nutrients and try to fight the consequences. One of the main actions we must take is to wash and / or soak all legumes and even rice. I admit I did not do this to rice but I always did it for all legumes. Another thing I did was combine the spinach (rich in iron and calcium) with grapefruit (vitamin C), this because oxalate decreases the bioavailability of calcium but if we join something with vitamin C this will help in the absorption of iron and calcium . 

Well, I’ll post a little later on when I have already absorbed more information to make you available and try to help. Let’s go to the recipe: 

 

Hambúguer de Grão e Caril /  Curry and Chickpea Birguers ( Vegan, Gluten Free, High Protein)

8 porções / 8 portions

INGREDIENTS:
– 2 chávenas de grão cozido / 2 cups cooked chickpeas (or canned)
– 1/2 chávena de flocos de aveia / 1/2 cup rolled oats
– 1 cebola picada / 1 chopped onion
– coentros picados / chopped cilantro
– 1 c. chá de caril em pó / 1 tsp curry powder
– sal e pimenta / salt and pepper

  • Num recipiente juntamos a cebola picada, o grão já triturado, os coentros, o caril e mexemos tudo muito bem.  Adiciona-se a aveia e se necessário um pouco de água (ou da água de cozer o grão). Temperamos com sal e pimenta e já está. Agora basta moldar pequenas bolas e depois achatar um pouco para ficar com a forma de hambúrguer. Levamos ao forno num tabuleiro com papel vegetal e deixa-se assar durante 20 minutos a 180ºC.
  • In a container add the chopped onion, the chickpeas already crushed, cilantro, curry powder and stiru everything well. Add the oats and if necessary a little bit of water (or the water left from cooking the chickpeas). Season with salt and pepper and taht’s it. Now you just have to shape small balls and then flatten them a little bit to become like a burguer. Put in the oven with parchment papper at 356º F for 20 muinutes. 

Experimentem esta receita e depois dêem-me o vosso feedback ou então caso já tenham experimentado algo parecido digam-me o que acharam! Boa semana 🦋

Try this recipe and them give me your feedback. Or if you had already tried something similar to this tell what is your opinion! Have a nice week 🦋 

 

2017-03-13-13-26-36.jpg
Wild Aspargus
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2 thoughts on “Hambúrguer de Grão e Caril / Curry and Chickpea Burger

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