Black Bean “Meatballs” / Almôndegas de Feijão Preto

 

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Como referi no post anterior a energia voltou para estes lados e com isso a vontade e cozinhar e fazer coisas novas. Já experimentei várias fazer almôndegas vegan mas esta foi a primeira vez que fiz com esta combinação – feijão preto e beterraba. Para além de terem um aspecto óptimo são muito saborosas e nutritivas, ideal para acompanhar com um prato de massa/arroz/couscous e uns vegetais.

 

Scroll down for english version 

O feijão preto é rico em vários nutrientes (ver gráfico) sendo uma excelente opção como fonte de proteína vegetal para as vossas refeições. Uma chávena (caseiros, cerca de 170g) de feijão preto contém 15g de proteína, uma vez que nesta receita usei duas chávenas de feijão, temos então um total de 30g de proteína e cerca de 1.7g por cada almôndega. Ora, eu comi ao almoço 5 almôndegas o que perfaz um total de quase 9g de proteína só numa refeição! – nada mal pois não?!

grafico-black-beans
Source:http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=2

 

EN:

As I said in the previous post the energy came back and also the will of cooking and try new things. I already have done vegan meatballs several times but this is the first time that I combine those two ingredients – black beans and beetroot. Besides looking really good these ‘meatballs’ are really tasty and nutritious, perfect to go with some rice/pasta/ couscous and some veggies.

The black bean is high in several nutrients ( see the graphic above) and it’s an excellent source of protein for your meals. One cup of black beans (home cooked , 7.1 oz) has 15g of proten. Once in this recipe I used 2 cups, there’s 30g in this recipe and about 1.7gof protein in each meatball. Well, I ate 5 meatballs at lunch today, so I took almost 9g of protein just in one meal! Not bad at all right?!

Black Bean ‘Meatballs’ / Almôndegas de Feijão Preto (Vegan, Gluten Free, High Protein)

17 meatballs / 17 almôndegas

INGREDIENTS: 2017-01-30-15-23-48
– 2 chávenas de feijão preto cozido / 2 cups home cooked black beans
– 1 beterraba / 1 beetroot
– 1 cebola roxa / 1 red onion
– 1 cebolinha verde / 1 green onion
– 2 c. chá de cebolinho fresco ou seco / 2 tsp of dry or fresh chives
– 1 chávena de farinha de arroz / 1 cup rice flour
– 1 chávena de flocos de aveia / 1 cup rolled oats
– sal e pimenta / salt and pepper

 

  • Colocar todos os ingredientes à excepção da farinha de arroz num processador de alimentos e triturar tudo muito bem. Coloca-se esta “massa” num recipiente e juntamos a farinha de arroz e misturamos até ficarmos com uma massa consistente o suficiente para moldar as almôndegas. Depois é só fritar/no forno e usar a imaginação para acompanhar estas almôndegas! Eu fiz esparguete e um molho de tomate para acompanhar. Espero que gostem da receita 😉

 

 

  • Place all the ingredients in a food processor and pulse. Pour this dough into a container and add the rice flour. Mix everything very well until you have a consistent enough to shape your meatballs. Than you just need to fry/cook in the oven and use your imagination to make something to go with these meatballs. I made some spaghetti and tomato sauce. Hope you enjoy the recipe  😉
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