Raw Week Challenge / Desafio Semana Crudívora

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Como sabem a semana passada decidi fazer uma alimentação 100% crudívora, onde consumia apenas alimentos completamente crus. Venho agora falar-vos sobre como foi esta experiência, como me senti e o desafio que foi passar 5 dias a comer alimentos não cozinhados. 

Ora então, será que ter uma alimentação “fully raw” é difícil? Não, de forma alguma. Aliás, é bem mais fácil! Enquanto que quando fazemos pratos cozinhados temos que perder tempo na a cortar os alimentos, cozinhar, temperar, verifica enquanto coze e esperar que coza, ao comermos alimentos apenas crus basta preparar os legumes/frutas e temperar com aquilo que quisermos e já está.

É caro? Bem, isso depende, na minha opinião. Acredito que se queremos comer produtos crus devemos tentar ao máximo que sejam biológicos porque quando se utilizam pesticidas/herbicidas nos alimentos, a maior parte destes químicos permanece na casca dos alimentos, logo, se optarmos por uma alimentação biológica tal já não irá acontecer, e por isso será um pouco mais caro. Mas a verdade é que aquilo que gastamos na alimentação não iremos gastar no médico.

É chato comer fully raw? Nada mesmo! É muito mais divertido. É verdade que também só testei durante uma semana, mas como tinha ideias diferentes todos os dias (que vos vou mostrar) é sempre algo novo, divertido e muito colorido. O meu segredo foi sempre juntat algum cheio cheio de sabor à base de frutas, tomate, abacate e muitas ervas aromáticas e pimenta preta moída e foram estas as minhas combinações perfeitas.

Vou agora mostrar-vos os pratos que fui fazendo ao longo de toda a semana para o almoço/jantar e pequeno-almoço ou lanche:

 

2017-01-09-12-14-00
2ª Feira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como podem ver, este tipo de alimentação é muitoooo colorida e não deixa de ser equilibrada, é preciso é que estejamos cientes de que temos de equilibrar as nossas refeições da mesma forma que faríamos numa dieta normal. O que fui fazendo com estes pratos foi tentar incluir sempre fruta ao longo do dia, legumes crus, proteína (abacate,cogumelos), frutos secos ( gordura, proteína), sementes e também uns pós de perlimpimpim 😁 (spirulina, proteína de canhâmo, moringa). O que achei um pouco mais complicado foi se calhar os lanches que optei por comer salada de fruta com iogurte (usei apenas 1x), frutos secos e experimentei comprar fruta desidratada que adorei! Para o pequeno-almoço achei muito mais simples fazer smoothies com espinafres, banana, outras frutas, super alimentos e aveia.

 

O melhor desta experiência: Durante toda a semana não consumi nenhum produto processado, com açúcares adicionados, nada de refogados, fritos, e acima de tudo – Glúten. Sublinho o glúten porque é algo muito presente nas nossas vidas diárias. Eu gosto imenso de comer pão e não vejo o pão sem glúten da mesma forma que o tradicional, por isso é muito difícil para mim deixar de consumir pão…para além de também ser muito apreciadora de massa.

 

Foi óptimo para desintoxicar o corpo, senti-me sempre cheia de energia, saudável e acima de tudo feliz com o que estava a experienciar. 😊

Aconselho a todos experimentarem fazer algo como isto nem que seja só por uns dias como fiz!

 

 

P.S: Mas as mulheres aconselho ainda mais fazerem isto na altura em que vos está para aparecer a menstruação. Porquê? Os fritos, processados e glúten são uns grandes inimigos das dores menstruais e não ajudam nada. Se experimentarem ter uma alimentação assim nessa altura verão que se irão sentir muito melhor 💚

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