2017 mais ecológico

zero-waste

 

Hoje vou trazer-vos não uma receita de comida, mas uma “receita” de como tornar a vossa casa e as vossas vidas um pouco mais ecológica. A única resolução que defini para este ano foi tentar seguir um estilo de vida Zero Waste , da melhor forma possível pois neste momento não consigo ter um comportamento sem qualquer tipo de desperdício, mas penso que isso também não acontece de um dia para o outro, é algo gradual e para substituirmos várias coisas que usamos por outras mais eco-friendly leva algum tempo se não também vamos logo à falência 😆 A minha prioridade máxima foi reduzir logo drasticamente o consumo/uso de plásticos em casa e tentar fazer algumas mudanças com aquilo que tenho por aqui….

plastic-waste-recycling.jpg

E porquê o plástico? Porque este material demora cerca de 400 para se decomporem, tudo porque a natureza ainda não se adaptou a este material o suficiente para pôr os nossos amigos fungos a trabalharem mais depressa… Para além disto, para a sua produção é necessário petróleo e um grande processo de refinamento até chegar às embalagens que conhecemos. Como se não bastasse, o plástico interage mais rapidamente com os alimentos quando nele conservados o que fará com que para além do petróleo, vários outros alimentos tóxicos como o Bisfenol – A (BPA), Estireno (libertado através do calor, quando aquecemos  comer em recipientes de plástico) que são altamente cancerígenos. Hoje em dia já existem alguns produtos no mercado como tuperwares e garrafas BPA free, mas não deixam de ser feitas de plástico, por isso vale sempre optar por outros materiais como vidro ou bamboo.

Para iniciar esta minha jornada primeiro fui informar-me um pouco sobre como poderia mudar os meus hábitos em casa e baseei-me em várias coisas deste site que mostra e uma forma prática como podemos trocar algumas das coisas que fazem parte do nosso quotidiano por coisas mais ecológicas.

Vou então mostrar-vos algumas das coisas que podemos mudar e que aqui por casa já fazemos ou que queremos vir a fazer:

  1.  Sacos de compra de plástico ❌ Sacos de papel/pano  ✔️- deixar sempre no carro para não se esquecerem (como me acontecia)
  2. Escova de dentes de plástico ❌ Escova de dentes de bamboo ✔️  – comprei a minha há já alguns meses na loja Sapato Verde em Cascais, e tenho que dizer que foi das melhores coisas que fiz! Para além de serem compostas por bamboo e nylon, até agora não se estragaram tão facilmente como as outras ditas “normais”.
  3. Comprar mais alimentos a vulso ✔️  – hoje em dia já podem encontra vários produtos a vulso como frutos secos, especiarias, leguminosas, massas, etc no Jumbo, em lojas e supermercados biológicos ( Brio, Maria Granel, Gasshô, Biofrade) e também em mercados municipais e pequenas mercearias de bairro.  Depois de comprar estes produtos guardo em vários frascos, alguns comprados e outros (muitos) que aproveito de coisas que compro.
  4. Água Engarrafada ❌ Água potável ✔️ – o ideal será beber água potável filtrada, para isso basta comprar um jarro com filtro pois assim iremos poupar muitas garrafas/garrafões de água.
  5. Guardanapos de papel ❌ Guardanapos de Pano ✔️  –  esta foi uma das coisas que mudei recentemente, optei por não comprar mais guardanapos de papel e sempre que preciso uso um pano ou um guardanapo de papel, vão ver que esta será uma grande diferença para uma vida mais sustentável!
  6. Papel Higiénico Reciclado ✔️
  7. Gel de Banho líquido ❌ Sabonete ✔️ – para além de normalmente ser mais barato, é mais amigo do ambiente pois podemos comprar o sabonete sem ter de trazer uma embalagem de plástico.
  8. Para os homens- Giletes Descartáveis ❌ Gilete Reutilizável
  9. Mulheres- Penso e tampões ❌ Copo Menstrual  e/ou Pensos Reutilizáveis e Aqui    ✔️- como devem imaginar uma mulher menstrua várias vezes ao longo da sua vida, por isso já imaginaram a quantidade de tampões e pensos que deitamos fora?? Eu até agora optei pelo copo e não tenho qualquer razão de queixa!
  10.  Lenços de assoar de papel ❌ Lenços de tecido ✔️ Sim, parece um pouco à moda antiga mas é a opção mais ecológica. Não sou pessoa de me assoar muito, mas aqui em casa tenho quem passe a vida a gastar resmas de lenços de assoar, mas não quer usar os de pano 😞
  11. Lixo ❌ Fazer compostagem de lixo orgânico – LINK ✔️  por enquanto ainda não consigo fazer isto em casa por falta de um espaço aberto, mas para quem tenha jardim ou quintal é ideal. Qual foi a minha solução? Este era uma das coisas que realmente queria mudar por isso decidi que, como os meus pais têm uma quinta com vários animais (porcos, galinhas, etc) guardo os restos de comida de fruta e legumes e guardo no frigorífico. Quando visito os meus pais, levo este comer e assim não faço tanto lixo!

 

 

 

 

Vou deixar-vos ainda alguns links onde poderão retirar mais informação sobre o tema. Espero que tenha ajudado com o meu testemunho😊

 

 

 

4 thoughts on “2017 mais ecológico

  1. Excelente resolução de ano novo. De facto não deve ser nada fácil ao inicio, mas depois de adoptar um sistema (como a Boa Johnson menciona no filme) certamente as coisas vão aligeirando. Fico a aguardar as primeiras reacções. Já experimentaste ir a um supermercado convencional? Como foi?

    Like

    1. Não é muito fácil mas acima de tudo exige muita paciência e dedicação se não vai tudo por água abaixo. Sinceramente não sei o que quer dizer com supermercado convencional, tipo mercearia à antiga?

      Like

      1. Ahh, não tinha percebido a pergunta 😆 o único que vou agora onde dá para comprar coisas a vulso é mesmo o jumbo, de resto penso que não há muitas outras opções… até porque é o que tenho mais perto de mim 😀 Os restantes não oferecem muitas opções plastic free (que eu saiba).
        Boa semana!

        Liked by 1 person

Leave a Reply

