Legumes à Brás

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Há exactamente 376 anos atrás Portugal tornava-se independente dos nossos amigos Filipes de Espanha que por aqui ficaram durante 60 anos (1580 – 1640).

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Desde 1823 que o nosso país comemora este feriado sendo assim o mais antigo feriado civil que em 2012 foi “suspendido” por estarmos a passar por dificuldades «económicas e financeiras», mas felizmente desde 2016 que voltou a ser reposto, o que penso ter sido a decisão mais correcta pois na minha opinião é importante celebrar e manter feriados tão históricos como este.

Para celebrar então este dia decidi fazer uma reinvenção de um dos pratos mais típicos portugueses: Bacalhau/Legumes à Brás. E o que tem esta data em comum com o bacalhau? Parece que no período da ocupação filipina houve um grande decréscimo no consumo de bacalhau pois tanto os espanhóis como os ingleses vendiam-no a um preço muito elevado – Fonte

Como aqui não entra peixe, carne nem parentes dos mesmos, a receita que vos trago substitui a proteína de origem animal por legumes. A primeira vez que fiz este prato ainda nem era vegetariana e vi a receita num programa na RTP1 e lembro-me de ter experimentado logo no dia a seguir e de ter ficado fã.Qual é a diferença? É ainda mais saboroso e saudável! 😄

EN:

Exactly 376 years ago, Portugal became independent of our friends Philips of Spain who stayed here for 60 years (1580 – 1640).

Since 1823, our country has celebrated this holiday, thus being the oldest civil holiday. In 2012 was “suspended” because we were experiencing “economic and financial difficulties” but fortunately since 2016 it has been restored, which I think it was the best decision, since in my opinion we must celebrate and keep holidays so important as this one.

To celebrate this day I decided to make a reinvention of one of the most traditional  Portuguese dishes: Cod / Vegetables a la Brás. And what have this date in common with cod? It seems that in the period of the Spanish occupation there was a big decrease in the consumption of codfish since both the Spaniards and the English sold it at a very high price – Source

Since there are no fish, no meat and no dairy in my kitchen,the recipe I bring you replace the animal protein with vegetables. The first time I made this dish I was not even a vegetarian and I saw the recipe on a program on RTP1 (portuguese TV channel) and I remember that I tried it in the next day and since that day I’m a fan of this dish. What is the difference? It’s tastier and healthier! 😄

Legumes à Brás / Vegetables a la Brás ( Vegan,Sem Gluten Free)

2 porções / 2portions 

INGREDIENTES: 
– 1 cebola / 1 onion
– 1 alho francês (parte branca) / 1 leek (just the stalk)
– 2 cenouras / 2 carrots
– 1 pimentão vermelho / 1 red bell pepper
– 2 chávenas de espinafres / 2 cup spinach
– 5 batatas médias ou 200g batata palha/ 5 medium size potatoes or 7oz fried potato straws
– 100g tofu firme (opcional) / 3.5oz firm tofu (optional)
– 3c . sopa de leite vegetal / 3 tbsp not dairy milk
– 100ml natas de soja / 3.30 FL oz of soy cream
– 1 c. chá de açafrão / 1 tsp saffron powder
– sal e pimenta q.b / a pinch of salt and pepper
– orégãos e alecrim / oregano and rosemary
– salsa / parsley

  • Num tacho aquecemos um fio de azeite e juntamos a cebola e o alho francês fatiados e deixamos cozer até amolecer. / Heat some olive oil in a pan and add the onion and leak sliced and let it cook until soft. 
  • Junta-se o pimentão cortado em cubos e a cenoura ralada e deixa-se cozer por 10 minutos. / Add the bell pepper diced, grated carrots and let it cook for 10 minutes. 
  • Enquanto os legumes cozem preparamos as batatas. Cortam-se em fatias bem finas e levar a fritar. / While the vegetables are cooking let’s prepare the potatoes. Cut in very small slices and fry. 
  • Juntamos os espinafres aos legumes e o tofu (opcional) esmigalhado. Adiciona-se o açafrão, o leite e as natas e mexe-se tudo muito bem. Juntamos as batatas fritas, os orégãos e o alecrim e envolvemos. Decora-se com salsa picada. / Add the spinach into the vegetables mixture and the tofu crumbled (optiona). Add the saffron, milk , cream and stir very well. Add the fried potatoes, oregano and resomary and mix it. Top with chopped parsley. 

 

Para acompanhar fiz uma salada mas uma vez que este prato não tem nenhuma proteínas podem fazê-lo apenas como acompanhamento. 

To go with the Vegetables a La Brás I made a salad. But once there’s no protein in this dish you can do it just as a side.

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