Feijoada de Cogumelos / Mushrooms “Feijoada” (Bean Stew)

2016-11-29-19-14-20

Hoje fui até à terrinha visitar os meus pais e quando chegou a hora de almoço havia uma feijoada de choco (para eles) e uma sopa de legumes que o meu pai tinha acabado de fazer para mim 😁

Aquilo que mais me traz lembranças da minha infância é o cheiro das coisas e principalmente do comer, e a feijoada que eles comeram fez lembrar-me dessa época. Como hoje em dia estou a reinventar todas estas tradições tive a ideia de fazer uma feijoada para o meu jantar mas de cogumelos e feijão branco.

Como já referi em outros posts, sempre que vou à casa dos meus pais trago imensas coisas, e hoje não foi excepção. Para além dos legumes da horta e do pão caseiro da minha tia, hoje trouxe outra coisa que eu adoro…Quando fui até à padaria dos meus tios, estava a sair do forno não pão mas uma panela de barro cheia de feijão branco acabado de cozer. E se ele cheirava bem! Como toda a gente viu que eu estava a salivar por aquele feijão pouco tempo depois lá estava um frasco cheio para eu trazer para casa. Acreditem que feijão cozido em panela de barro e num forno de lenha fica com um sabor diferente e super delicioso.

EN:

Today I went to my hometown to visit my parents and at the lunch time there was: Cuttlefish Feijoada (for my parents) and vegetables soup that my dad did just for me 😁

What most reminds me of my childhood is the smell of things and especially of food and the feijoada that they ate reminded me of that time. As I’m now reinventing all these traditions, today I had the idea to make a feijoada for my dinner but with mushrooms and white beans.

As I mentioned before, whenever I go to my parents’ house I bring lots of food, and today was no exception.Beside the veggies from my dad garden and my uncles’s homemade bread, I brought another thing that I love….  When I went to my uncles’ bakery, something was coming out of the oven- not bread- but a clay pot full of white beans. And it was smelling so good! Everyone saw that I was mouth-watering for those beans and after a while there was a jar full of it to bring with me. If you cook beans in a clay pot and put into a wood-fired oven it has a different flavor and it’s super delicious.

Feijoada de Cogumelos / Mushrooms “Feijoada” ( Vegan, Sem Gluten Free)

2 porções / 2 portions

INGREDIENTES:2016-11-29-19-22-07
– 2 chávenas de feijão branco cozido / 2 cups pre-cooked white beans
– 1 cebola picada / 1 chopped onion
– 2 dentes de alho / 2 garlic cloves
– 1 folha de louro / 1 bay leaf
– 1 tomate maduro / 1 ripe tomato
– 2 c. sopa de polpa de tomate / 2 tbsp tomato pulp
– 1 cenoura / 1 carrot
– 1 c. chá de colorau / 1 tsp paprika
– 200g cogumelos / 7oz mushrooms
– sal e pimenta / salt and pepper
– uma pitada de cravinho / a pinch of clove
– coentros / cilantro/coriander
– azeite / olive oil

  • Num tacho aquecemos um fio de azeite e juntamos a cebola, os alhos e a folha de louro.Deixa-se alourar e de seguida junta-se a cenoura cortada em meia lua e os cogumelos e deixa-se refogar por 5 minutos.  /  Heat some olive oil in a pan and add the onion, garlic and the bay leaf. Fry gently and add the carrots cut into thin half moons and the mushrooms and let it braise for 5 minutes. 
  • Adicionamos o tomate picado, a polpa de tomate, colorau, cravinho sal e pimenta e juntamos um pouco de água. Juntam-se o feijão e deixa-se cozer por 10 minutos e adicionamos os coentros picados no fim. / Add the chopped tomatoes, the tomato paste, paprika, clove, salt and pepper and a little bit of water. Pour the beans, let it cook for 10 minutes and sprinkle with coriander at the end. 

2016-11-29-21-12-18

Para acompanhar cozi umas batatas e juntei ao prato um abacate / To go with the Feijoada I boiled potatoes and add an avocado 

 

 

4 thoughts on “Feijoada de Cogumelos / Mushrooms “Feijoada” (Bean Stew)

  1. Criatividade não te falta e diversidade nos pratos também não, este também vou fazer, seguramente e que sorte gostarmos todos de cogumelos…
    Onde fica a terra posso saber, não querendo se coscuvilheira. 😉

    Liked by 2 people

  2. Já visitei, por acaso Canha!!! 😉
    A minha mãe, vive perto da Malveira, uma terra conhecida pelos saloios com muitos produtores biológicos, com adubos naturais dos animais. Viva as nossas terrinhas, que perdurem sempre beijinhos. ,-)

    Liked by 1 person

Leave a Reply

