Omelete Vegan

“Toda a gente sabe fazer ovos mexidos ou uma omelete” – desde miúda que oiço dizer isto, e por acaso sempre foi daquelas coisas que soube desde cedo fazer, mais os ovos mexidos, por nunca ter sido muito fã de omelete. Se calhar por ser uma coisa tão básica e fácil de se fazer é que tive tanta curiosidade em experimentar a versão vegetal deste prato assim que me tornei vegetariana.IMG_20161117_133304.jpg

Para além de ser super fácil de se fazer, a omelete é tão mas tão versátil: podemos colocar queijo, fiambre (vegetal), legumes, salsichas, batata…. quase tudo aquilo que quisermos pois fica sempre muito bem.

Já não me lembro onde descobri a farinha de grão- certamente enquanto procurava alguma receita pela internet- mas desde que sei da sua existência que não sai dos armários aqui em casa. A farinha de grão é sempre uma das coisas que nunca tenho em falta, pois quando não apetece fazer algo muito elaborado ou simplesmente quero comer alguma coisa rápida, nutritiva e simples opto pela omelete.

Hoje em dia já existe no mercado outras alternativas para substituir o ovo e receitas como esta, mas por cá ainda não vi nenhum desses produtos à venda mas podem sempre dar uma vista de olhos e comprar online aqui .

Como ainda não chegou cá este ovo vegetal continuo a usar a farinha de grão que é uma excelente opção por ser rica em proteína e, juntamente com uns legumes e uma porção de arroz integral ou outro cereal, podemos ter uma refeição completa e equilibrada.

Desta vez fiz uma omelete simples apenas com cebola e pimento vermelho por ainda ter cá alguns, e para acompanhar aventurei-me a fazer algo novo que tenho visto muito ultimamente: batata doce assada no forno recheada com abacate – uma delícia!E fiz ainda uma saladinha de alface, tomate cherry e pepino.

Omelete Vegan com Batata Doce Assada (Vegan, Sem Glúten)

2 porções

INGREDIENTES: 
– 1 Chávena de farinha de grão-de-bico
– 1c. café açafrão em pó
– 1c. café de colorau
– uma pitada de sal
– pimenta preta q.b
– 3/4 chávena de água
– orégãos
– 1 cebola média
– 1 pimento vermelho
– 2 dentes de alho
– 2 batatas doces médias
– 1 abacate
– queijo mozzarela vegetal (opcional)

  • Começamos pelas batatas: lavam-se muito bem e picam-se com um garfo. Leva-se ao microondas durante 6min (3min e viram-se). Depois envolvemos as batatas em folha de alumínio e levamos ao forno pré-aquecido a 200º durante 10min.
  • Enquanto as batatas estão no forno podemos começar a fazer a nossa omelete. Para isso picamos bem a cebola e leva-se a alourar numa frigideira com azeite. Juntamos 1 dente de alho bem picado e o pimento cortado em tiras finas e deixamos saltear por 10 min. 

    2016-11-17-13-07-55

  • Num recipiente colocamos a farinha de grão e os temperos e juntamos a água aos poucos enquanto mexemos com uma vara de arames. A consistência ideal será parecida com a dos ovos mas um pouco menos líquida. Quando os legumes estiverem bem alourados juntamos o preparado de grão, temperamos com os orégãos, sal e pimenta e tapa-se, deixando cozer durante 5 min e depois viramos, tal como se faz com as omeletes tradicionais.
  • Para o recheio das batatas: desfaz-se numa tigela um abacate bem maduro ao qual juntamos um dente de alho, sal, pimenta e azeite e misturamos tudo. Retiram-se as batatas cuidadosamente do forno e abrem-se ao meio onde colocamos o recheio de abacate e por cima colocam-se lascas de queijo mozzarela.
  • Leva-se novamente ao forno só para derreter o quejo (5min) e está pronto a comer!

 

Relativamente à omelete, podem optar por fazer duas pequenas ou uma grande, dependendo da dimensão da vossa frigideira. Esta é uma excelente ideia de um prato simples que podem acompanhar só com uma salada ou apenas sopa.

 

Bom sábado 🌾

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s