Conserva de Pimentos

Voltando à Saga – “Não sei o que fazer a tantos legumes”- hoje trago não uma receita de um prato mas uma dica de como conservarem pimentos (neste caso), mas que podem fazer a tantos outros legumes.

2016-11-15-18-24-34

Na minha ida à casa dos meus pais trouxe para além de dezenas de brócolos, um saco cheio de pimentos vermelhos, verdes, e um mix dos dois. O que os meus pais fazem a esta quantidade gigantesca de pimentos é cortarem-nos em tiras e guardam nas arcas congeladoras para irem usando ao longo de todo o ano, e fazem também massa de pimentão, muito usada na cozinha portuguesa, especialmente para temperar a carne.

Eu gosto muito de massa de pimentão, mas tem de ser caseira pois acreditem que o sabor é bem diferente daquela comprada no supermercado. Mas a verdade é que desde que me tornei vegetariana não tenho usado quase nada, ou mesmo nada. Acho que o sabor não combina muito bem, ou tão bem com os nossos amigos tofus e seitan como seria com a carne. A última vez que usei a massa de pimentão penso que foi para fazer umas “migas à alentejana” onde normalmente uso este tempero para fazer-me  lembrar as migas que a minha mãe fazia.

Para fazerem a massa de pimentão basta limpar, cortar ao meio e lavar os pimentões e colocam-se dentro de uma barrica de plástico (depende da quantidade de pimentões que têm) e juntam sal por cima e vão se fazendo várias camadas de pimentão e sal até estar cheio. Os meus pais fizeram isso a semana passada e agora deixam os pimentões na salga até Julho, altura em que irão moer e guardar em vários recipientes. A massa de pimentão é uma excelente forma de usar estes legumes pois dura mais de um ano. Os meus pais costumam depois vender este tempero em frascos.

Como não tenho assim tantos kg de pimentão aqui em casa, decidi optar por outra conserva. Já fiz várias vezes conservas de couve-roxa e coração-de-boi mas sempre optei por uma versão avinagrada, tipo pickles. Neste caso experimentei conservar os pimentos em azeite. Fiz de duas maneiras: pimentos assados e crus.

Esta conserva não tem dificuldade praticamente nenhuma e é relativamente rápida de se fazer.

Vã precisar apenas de:2016-11-15-18-32-34
– 6 pimentos
– 4 cebolinhas
– 4 dentes de alho
– orégãos
– pimenta preta em grão
– 1 malagueta
– sal q.b
– azeite (muito)

2016-11-15-18-28-01

  • A primeira coisa que deve-se fazer é a esterilização dos frascos. Eu tenho a “mania” de guardar praticamente todos os frascos que depois acabo por usar nestas coisas, ou para guardar cereais ou para servirem de vasos. Certifiquem-se de que não há qualquer tipo de papel ou cola à volta do frasco. Para esterilizar basta colocarem água numa panela e ferver os frascos e as tampas por 15min. Passado este tempo retiram-se os frascos e colocam-se por cima de um pano para que não se partam devido ao choque térmico.
  • De seguida começamos a  assar os pimentos: podem assar de várias formas, no microondas, no forno, no grelhador, ou então na chama do fogão que foi como eu fiz. Basta lavarem os pimentos, picá-los muito bem com um garfo e colocá-los sobre o bico do fogão até ficarem completamente queimados. Assim que estiverem com o aspecto da imagem guardam-nos dentro de um saco de plástico e fecham-nos para que arrefeça e seja mais fácil de retirar a pele.
  • Quando tiverem arrefecidos, limpamos os pimentos e colocamos dentro dos frascos onde já devem estar os dentes de alho, cebolinha, pimenta preta, orégãos, sal e a malagueta (só coloquei num dos frascos) e juntamos azeite até o frasco estar cheio. Fechar muito bem os frascos.2016-11-15-18-45-25
  • Aproveitando a mesma água onde foi feita a esterilização, juntam-se os frascos e deixa-se cozer. Deve ter-se e atenção que os frascos têm que ficar submersos para que se crie vácuo. Uma dica– coloquem algo por dentro da panela para que os frascos não fiquem em contacto directo com o fundo da panela e se corra o risco de se partirem. Este processo demora cerca de 20min a meia hora.
  • Por fim retiram-se os frascos da água e colocam-se novamente por cima de um pano. Caso a tampa dos frascos esteja “inchada” significa que se criou vácuo e a vossa conserva deverá ser bem sucedida 😉

 

  • 2016-11-15-20-16-50

 

Podem guardar a conserva no frigorífico e consumir após uma semana ou então deixam na dispensa/armário e podem oferecer a alguém pelo natal. É sempre uma ideia original, caseira e barata para uma prenda!

Agora é só esperar pela próxima semana para ver como ficou e depois digo-vos se correu bem  😊

Leave a Reply

