Feijão Branco com Molho de Tomate e Abacaxi

Nestes últimos dias não fiz nenhum post por ter andado um pouco mais ocupada que o normal. No fim-se-semana fui até à casa dos meus pais “abastecer-me” de coisa boas da horta deles e quando lá vou parece que trago a horta toda comigo.

img_20161114_214927

Por isso, quando chego a casa deparo-me sempre com um grande dilema: e agora onde vou meter tudo isto?? E é assim que depois me ponho a inventar mil e uma maneiras de usar alguns dos legumes que eles me deram exageradamente para que não se estraguem. É verdade que os meus pais acham que sou maluca ao ser vegetariana por eles terem tanta carne criada ao ar livre e no campo da quinta deles e é a melhor carne, blá, blá, blá. Mas também têm legumes super fresquinhos e do melhor que há! E sem dúvida alguma que com o medo que eles têm que eu desapareça por não comer carne acabam por me encher o carro de tudo aquilo que têm por lá.

Esta semana foi a vez de os brócolos se destacarem. Têm imensos nesta altura e sabem tãooo bem quando são apanhados e cozidos logo no mesmo dia. Como é algo que se estraga com alguma facilidade, por ficarem amarelos, tento incorporá-los em sopas, cremes ou em algo mais simples só para poder usá-los antes que fiquem incapazes de se comerem.

A receita que vos trago hoje não é para destacar os brócolos mas acabei por usá-los no arroz que acompanhei com o feijão. Fiz esta receita por também ter imensos tomates que congelei inteiros durante o verão, quando os meus pais me deram dezenas de kilos e mais uma vez não sabia o que iria fazer a tanto tomate, por isso nestes casos gosto sempre de o congelar inteiro e assim basta retirá-lo do congelador pouco antes de fazer o comer e é possível conservá-los e usá-los ao longo de todo o ano!

Para além de querer usar os tomates, aproveitei também que tinha um abacaxi já bem madurinho a olhar para mim há já alguns dias e lembrei-me de um mini documentário que vi há uns tempos sobre o excesso de açúcar que ingerimos actualmente. Neste documentário mostravam as quantidades exorbitantes de açúcar que é adicionado a várias bebidas e alimentos e que não temos a mínima noção. Para além disso davam também algumas opções mais saudáveis para substituir o açúcar em alguns pratos salgados, e uma delas era usar o abacaxi. É de referir que o documentário, realizado pela BBC, dava ênfase a exemplos de pessoas que comiam demasiada comida pré-feita e, esta mesma comida vem normalmente cheia de açúcar, o que digamos que não é muito normal um prato salgado ter mais açúcar que sal. Caso pretendam ver este documentário que aconselho vivamente, está disponível no youtube – The Truth about Sugar 

Vamos então à nossa receita:

Feijão Branco com Molho de Tomate e Abacaxi (Vegan, Sem Glúten)

4 porções

INGREDIENTES:
– 2 Chávenas de feijão branco cozido
– 2 cebolas médias/grandes
– 3 dentes de alho
– 2 fatias de abacaxi (bem maduro)
– 2 chávenas de tomate bem picado (ou um pacote de polpa de tomate)
– meia chávena de água
– 1 c.sobremesa de colorau
– 1 c. café de cominhos
– pimenta preta q.b
– sal q.b
– orégãos
– chili sauce/ um pouco de malagueta picada
– azeite
– 3 chávenas (de café expresso) de arroz basmati
– 1 cabeça de brócolos

  • Para o feijão começamos por colocar um bom bocado de azeite numa frigideira funda. Quando estiver quente juntamos a cebola picada em cubos pequenos e o alho finamente picado e deixamos alourar cerca de 10min. De seguida juntamos o abacaxi  picado e deixamos cozer por mais uns 10min para que liberte bem o sumo. Juntamos o tomate e as especiarias, temperamos com sal e pimenta, junta-se o feijão e a água. Tapamos e deixamos cozer por 20min. Quando estiver cozido, colocamos os orégãos por cima.
  • Para o arroz, basta juntar um fio de azeite num tacho, juntamos o arroz, um pouco de sal e deixamos o arroz fritar só um pouco, cerca de 2min e juntam-se os brócolos e o dobro da água, ou seja, para 3 chávenas de arroz, adicionamos 6 de água. Esperamos que levante fervura e de seguida baixamos o lume para o mínimo e colocamos a tampa. Deixa-se cozer por 12/15 min, até a água evaporar quase toda, tapamos e deixa-se repousar por 5 min antes de servir.

 

Para este molho, o abacaxi deve estar bem maduro para que seja doce, pois a intenção é que o abacaxi dê ao molho a doçura necessária para contrastar com a acidez do tomate, que normalmente faríamos com o açúcar.

Como podem ver, num simples prato temos a proteína no feijão (para além da fibra, flavonóides,ferro), os hidratos no arroz e vitamina C e cálcio nos brócolos. Isto significa que para além de ser uma receita muito saborosa é também bastante nutritiva.

Por isso, já sabem: para terem todos os nutrientes necessários à nossa saúde não temos que comer só coisas cruas, feias, sem sabor e sem graça. Podemos fazer pratos completos bem deliciosos e equilibrá-los com alimentos crus para uma dieta equilibrada e saudável!

 

3 thoughts on “Feijão Branco com Molho de Tomate e Abacaxi

  1. Cá em casa, também estamos a tentar reduzir a carne por inúmeros motivos, mas com tão pouco tempo (3 filhotes e estudar muito) não tenho tido ideias… 😦 o teu blog tem receitas espectaculares, e imagens amazing que vão ser de certo uma inspiração, já ando algum tempo a pensar abrir um restaurante “mais natural possível” é tão difícil nos restaurantes típicos ter opções mais saudáveis, talvez venha alguma inspiração… Obrigadaaa 😉

    Liked by 1 person

    1. Obrigado Cátia 🙂 Fico muito feliz por receber um feedback tão positivo do blog! Partilho apenas aquilo que cozinho no dia-a-dia mas não tenho filhotes por isso acaba por ser bem mais fácil, compreendo perfeitamente que não tenhas tanto tempo para dedicar à cozinha mas já é bom quereres reduzir o consumo de carne. Abrir um restaurante também é algo que anseio por fazer e a verdade é que os tempos estão a mudar e cada vez mais as pessoas procuram opções mais saudáveis….
      Boa semana 😉

      Liked by 1 person

Leave a comment