Vegan Mac & Cheese

 

2016-11-08-13-20-34 (1).jpg

Normalmente ao fim-de-semana vou visitar os meus pais à terrinha e como infelizmente eles são uns grandes adeptos da carne (têm uma quinta) tenho sempre que ter um plano B e levar algo para fazer lá ou, como muitas das vezes, acabo por inventar alguma coisa com os legumes que eles têm da horta.

A receita que vou mostrar-vos é uma óptima solução para quando precisam de algo rápido, para desenrascar quando estão “fora da vossa zona de conforto” e é uma comida muito aconchegante, que fica muito bem acompanhada de um sofá e lareira dos papás.

O Mac&Chesse, ou Macarrão com Queijo é um prato típico dos Estados Unidos que remonta ao século XIX e que ficou muito conhecido durante a Grande Depressão após a maior empresa do ramo alimentar ter começado a vender este prato em caixas, sendo assim uma opção bem barata e que acima de tudo matava a fome a muita gente que passava por dificuldades naquela altura.

macaroni-and-cheese-clipart-cliparts-co-lfa8nv-clipart

A versão original deste prato é composta apenas por macarrão – massa tipo cotovelo- e queijo envolvido num molho branco tipo bechamel. Posteriormente foram surgindo outras variantes deste prato em que se junta bacon, lagosta, mozzarela, queijo suíço, fiambre, etc. A verdade é que existe uma grande variedade de diferentes tipos de mac&cheese para agradar a tudo e todos.  Caso queiram espreitar deixo-vos aqui um link onde poderão ver algumas destas versões.

Por achar que a versão original não é assim nada de muito nutritivo nem saudável, decidi fazer uma versão “melhorada” deste prato. Como o molho branco usado é feito à base de leite, manteiga, farinha e queijo, substitui tudo isso por um puré de couve-flor, que fica muito saboroso e bem mais saudável.

Mac&Cheese (Vegan)

2 porções

INGREDIENTES:
– 2 chávenas de massa cotovelo/curvas riscadas (segundo o Pingo Doce)
– 1 couve-flor (mais para o grande)
– 1c. sopa de manteiga vegetal
– 1 chávena de leite vegetal
– queijo vegetal a gosto (usei mozzarela)
– sal q.b
– pimenta preta q.b
– azeite

  • A primeira coisa a fazer é colocar uma panela ao lume com água, sal (pouco) e a couve flor cortada em pedaços pequenos para a cozedura ser mais rápida e deixamos cozer por cerca de 15min. Retiramos a couve-flor da panela e passamos para um recipiente mais pequeno para ir ao lume (ex.: fervedor) Entretanto podemos começar a cozer a massa: para isso basta colocar água numa panela com sal e um fio de azeite e quando levantar fervura juntamos a massa e deixamos cozer durante 7min (al dente).2016-11-08-13-04-52.jpg
  • Enquanto a massa coze juntamos o leite, um pouco de sal e pimenta à couve-flor e reduzimos a puré. Levamos ao lume onde juntamos a manteiga e um pouco de queijo ralado e mexemos para incorporar tudo. Se ficar muito espesso basta juntar um pouco mais de leite.
  • 2016-11-08-13-23-58

 

 

 

 

 

 

  • Quando a massa estiver cozida é só colocá-la num prato e juntar um pouco do nosso molho de couve-flor e envolver tudo muito bem. Juntamos um pouco de queijo ralado, pimenta preta moída no momento e para quem gostar, algumas ervas como manjerona, cebolinho, salsa ou orégãos.

 

Como tinha uns cogumelos que precisavam de ser usados para não se estragarem, acabei por salteá-los juntamente com cebola e juntei depois ao meu prato que ficou super delicioso!

2016-11-08-13-25-35.jpg

Aproveitem para fazer este prato durante o fim-de-semana e desfrutá-lo com amigos, família ou cara-metade no sofá, enquanto vêm um filme 😜

Bom fim-de-semana a todos!!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s