Dal de Lentilhas

 

img_20161107_164429

Esta é uma daquelas receitas que muitos já devem conhecer, mas a verdade é que nunca é de mais. Eu adoro lentilhas, principalmente as vermelhas (ou laranja) e acho que esta leguminosa fica bem em tudo! Podem fazer sopas, guisados, hambúrguers, croquetes, saladas, caril, etc etc etc.

Existem mil e uma maneira de as usar mas para mim ficam perfeitas no puré das sopas que ficam com um sabor delicioso a grão e super cremosas, e em caril.

No que diz respeito ao caril, há quem goste de juntar outros legumes e/ou tofu e fazer um caril de legumes, mas a receita que vos trago hoje é mesmo só com as lentilhas e um molho de caril fabuloso.

O Masoor Dal ou Dal de Lentilhas é nada mais nada menos do que um guisado de lentilhas cozido num molho espesso de especiarias e tomate. É um prato muito consumido na Índia, Nepal,Paquistão, Sri Lanka e Bangladesh, por ser um barato e muito nutritivo.

Como já referi em outros posts, não sou muito de seguir as receitas à risca, caso sejam retiradas de algum sítio, e neste caso baseei-me apenas num episódio de uma masterclass da série Masterchef Australia (que eu adoroooo) em que um dos chefs estava a fazer um caril vermelho de lentilhas. Já vi este episódio faz muito tempo mas sempre fiquei com a reeceita na cabeça (que depois adaptei para mim) por ser muito simples e fica sempre uma delícia!

2016-11-07-13-08-01.jpg

Dal de Lentilhas (Vegan/Sem Glúten)

4 porções

INGREDIENTES:
– 3 chávenas de lentilhas vermelhas
– 2 cebolas
– 2 dentes de alho
– 1 c. sobremesa de cominhos em grão
– 1 c.sobremesa de açafrão
– 2c. sobremesa de caril
– 1c.sobremesa de canela em pó
– 1 c. sobremesa de colorau
– 1 c. sobremesa de gengibre em pó (se não tiverem pode ser fresco)
– 4 c. sopa polpa de tomate
– 1 tomate
– 1 pacote de leite de coco/creme vegetal de soja ou aveia
– 2c. sobremesa de açúcar mascavado*
– sal q.b
– pimenta preta q.b
– azeite

  • Começamos por aquecer todas as especiarias numa frigideira funda cerca de 5min até começarmos a sentir o aroma. Passamos as especiarias para um almofariz e desfazemos tudo até fica em pó. Colocamos um fio de azeite na frigideira e quando estiver quente adicionamos as cebolas cortadas em pedaços pequenos juntamente com o alho e deixamos alourar. De seguida adicionamos a polpa de tomate, o tomate e as especiarias. Temperamos com um pouco de sal e pimenta e juntamos cerca de 1/3 do leite de coco/creme vegetal. Retiramos tudo da frigideira e colocamos num recipiente para triturar com a varinha mágica ( ou robô de cozinha). Entretanto limpa-se a frigideira, coloca-se um fio de azeite e juntamos as lentilhas para que fritem um pouco, durante cerca de 7min, mexendo sempre. Depois desse tempo juntamos o preparado anterior já triturado, adiciona-se água (cerca de 3/4 de chávena), um pouco mais do leite de coco, tapamos e deixamos cozer as lentilhas por cerca de 15min (se não forem descascadas). Quando já estiverem com textura entre o cozido e um pouco al dente, juntamos o resto do leite de coco e colocamos coentros picados por cima.

 

* Nesta receita usei o creme de soja por não ter naquele momento o leite de coco, mas isso fica ao vosso critério pois ambos ficam bons e dão uma boa consistência ao dal. Como usei o creme coloquei o açúcar mascavado para ter o elemento doce que se perde quando não juntamos o leite de coco.

2016-11-07-13-05-54.jpg

Para acompanhar este Dal em vez de fazer arroz optei por algo um pouco diferente. Cozi e depois levei ao forno cerca de 10min estas lindas batatas violetas que dei ao meu pai há cerca de um ano atrás para ele plantar na horta e têm sido uma maravilha!

Qual é a diferença desta batata para a batata “normal”/ branca?  Esta é rica em antioxidantes, é óptima para baixar a tensão para além de ser uma boa fonte de vitamina C, magnésio e potássio 😉

 

Advertisements

2 thoughts on “Dal de Lentilhas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s