Pizza Caseira

Quem é que não gosta de uma boa pizza?? Hum…. parece-me que ninguém, ou quase ninguém. Durante muitos anos eu ão gostava de pizza. Antes de me tornar vegetariana sempre que ia  a uma pizzaria tinha que pedir uma pizza sem queijo, porque sempre detestei aquele que para muitos é o “alimento dos deuses”.

img_20161106_201917

Não gostava de queijo curado, nem mozzarela, nem feta, nem muitos outros, só aprendi a gostar de queijo fresco. Esta deve ter sido umas das razões pelo qual foi muito mais fácil para mim tornar-me vegetariana, por não gostar nada de queijo (nem manteiga), pois sei que é difícil para muita gente fazer a mudança por depois não saber o que usar nas sandes e em tantas outras receitas que normalmente levariam queijo. Acontece que hoje em dia já existe uma grande panóplia de queijos vegetais no mercado e, acreditem que o sabor é mesmo idêntico ao ponto de eu por vezes não gostar por ser tão parecido com o queijo de origem animal. O único se não que encontro nestes queijos é o preço que infelizmente ainda é um pouco elevado para a quantidade que vem, mas por vezes acabo por encontrar algumas variedades bastante acessíveis.vegan pzza.png

 

Com o chegar do fim-de-semana apeteceu-me fazer algo mais do género “confort food” que, digamos que sabe sempre muitooo bem e é uma óptima opção para quando têm alguma visita em casa, que foi o meu caso. Convidei uma amiga de infância para vir até cá a casa jantar e como ela não é vegetariana pareceu-me que pizza seria uma boa escolha para agradar a todos.

Começámos literalmente por pôr as mãos na massa, que seria a a base para as nossas pizzas… mas a meio do processo pareceu-me que não iria sair dali nenhuma massa decente e pedi à minha amiga que fosse a correr ao supermercado comprar uma massa fresca para pizza. Um pouco vergonhoso eu sei, mas era a única salvação que tinha, pensava eu.

No entanto enquanto ela estava pelo supermercado, deparei-me com aquilo a que chamei de quase milagre: a massa que eu tinha feito estava gigante, tinha levedado muito bem e tinha uma textura óptima para esticar e começar a fazer as pizzas!

Claro que se preferirem não ter todo o trabalho de fazerem a vossa própria base podem sempre comprar no supermercado, mas aconselho a optarem pela massa fresca e não por aquelas bases já pré-cozidas que acabam por não ficar tão estadaladiças e fofas.

Pizza de Vegetais e Chouriço (Vegan/Vegetariano)

2 pizzas médias + 1 pequena

INGREDIENTES:

Para a massa:
– 2 chávenas de farinha de trigo (sem fermento)
– 1 c. sobremesa de sal
– 1 pacote de fermento em pó para massa ou
– 200ml de água morna
– 1 c.sopa de azeite

Recheio:
– 1 frasco de polpa de tomate
– 1 embalagem de cogumelos brancos frescos
– 1 pacote de espinafres baby
– 1 pimento vermelho
– 1 chouriço picante vegan (usei marca Vegin)
– 1 lata de azeitonas pretas
– 1 courgete
– metade de um pacote de creme vegetal de soja
– 2 pacotes de queijo mozzarela (verão vegetariana)
– 3/4 chávena de queijo mozzarela vegan
– 10 tomates cherry
– sal q.b
– pimenta preta q.b

  • Começamos pela massa: na bancada da vossa cozinha (ou num recipiente de preferirem) colocamos a farinha misturada com o fermento e abrimos um buraco no meio onde juntamos a água e o sal. Amassamos tudo com cuidado e vamos juntando o azeite e amassamos novamente até termos um bola de massa.  Envolvemos a bola de massa em película aderente e deixamos descansar por cerca de 30min.
  • Quando passarem os 30min a massa terá levedado e fica maleável e pronta para esticar. Colocamos um pouco de farinha na bancada e dividimos a massa em duas metades e esticamos com um rolo da massa.
  • Quando a massa estiver esticada (a espessura depende de cada gosto) começamos por colocar a polpa de tomate, depois o courgete, os cogumelos, o pimento, o chouriço vegan, os tomates cherry e por fim as azeitonas. Por cima colocamos o queijo e um pouco de sal e levamos ao forno pré-aquecido a 220º por cerca de 15/20 min ou até a massa estar cozida.
  • Retiramos do forno e colocamos orégãos por cima e pimenta preta moída no momento.

 

mozzarela-cheese
Queijo Vegan Mozzarela Tofutti

Como tinha grandes amantes de queijo por casa acabei por fazer duas versões de pizza: a vegetariana com o queijo normal mozzarela e a vegan com a opção vegetal deste queijo que custa cerca de 4€ (marca Tofutti- podem encontrar na Celeiro) e dá para várias vezes. Se gostarem podem ainda adicionar abacate fatiado depois por cima da pizza quando esta sair do forno que fica uma delíciiiia.

Resultado da massa que eu fiz: Ficou alta, fofa e estaladiça e foi a preferida do janta!

Homemade 1 – 0 Supermercado

Buon Appetito!!

Leave a Reply

