Salada de Quinoa e Couve

Existe alguma coisa mais fácil, saudável e saborosa do que uma salada?? Não me parece. É verdade, é possível uma salada ser saudável e muito saborosa, não tem de saber só a verduras ou a alface porque eu também não gosto de comer coisas sem sabor nenhum.

salada-quinoa

O segredo de uma salada saborosa é o molho que metemos nela, pelo menos é assim que eu penso. Como tinha um resto de quinoa que tinha sobrado de outro prato, resolvi aproveitar (nunca deitar fora!) e fazer uma salada com algumas coisas que tinha aqui por casa. É sempre uma boa forma de aproveitar os restos e mais alguns legumes  que não sabemos muito bem o que fazer com eles e numa salada fica sempre bem.Nesta salada usei couve roxa, couve coração que eu adoro, cenoura, pepino e tomate cereja.

É uma óptima opção para quando apetece uma coisa mais simples e mais leve depois de termos abusado durante o dia (todos nós precisamos de abusar um bocadinho), e se fizerem uma boa quantidade posso garantir que não ficam com fome nenhuma.

Para além de ser óptimo para quem pretende fazer dieta para emagrecimento, tanto a couve roxa como a coração-de-boi são excelentes opções para acompanhar um prato por terem um baixo valor calórico, são grandes fontes de vitamina K, A e cálcio.

 

Salada de Quinoa com Couve (Vegan, Sem Glúten) 

 

INGREDIENTES:
– 1 chávena quinoa
– 1/4 de uma couve roxa (se for grande)
– metade de um couve coração
– 2 cenouras
– 5 tomates cereja
– metade de um pepino

Para o Molho:
– 1 c. sobremesa de mostarda
– 1 c. sobremesa de chili sauce
– 1- c. sopa molho de soja
– 1 c. sopa azeite
– sumo de meio limão
– polpa de 2 maracujás.
– 1 c. sobremesa de vinagre de arroz/vinho
– pimenta moída
– oregãos

  • Para a salada basta ralar as cenouras e picar as couves finamente, num processador de legumes ou a la mano (como preferirem), cortar o pepino em meias luas e os tomates cereja em metades. Colocamos tudo num recipiente juntamente com a quinoa e misturamos. Para o molho basta colocar todos os ingredientes numa pequena taça e misturar.  Vertemos tudo por cima da salada e misturamos muito bem para envolver. Esperamos cerca de 5 min para apurar o tempero e está pronta a devorar!!

O chili sauce é opcional, apenas usei porque tinha aqui por casa. Aconselho sempre a usarem produtos de que mais gostem, se não gostam de uma coisa, por exemplo orégãos, substituam por outra erva aromática que seja mais do vosso gosto porque assim comem algo que realmente vos agrada.

Bom fim-de-semana a todos!!!

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