Quinoa com Todos

Hoje trago-vos um “cereal” de que gosto muito e que para além de ser bastante saudável é super versátil, pois pode ser usando tanto para fazer pratos doces como salgados. Eu ainda não me aventurei nos doces com a quinoa mas trouxe uma receita um pouco diferente das que tenho colocado por aqui. Diferente apenas porque leva mais tempo a fazer mas não deixa por isso de ser deliciosa.

IMG_20161102_195438.jpg

Ontem fui até ao Jumbo comprar quinoa porque lá podemos comprar diversos cereais, frutos secos, chás, especiarias, etc a vulso. O que é óptimo, pois assim não andamos sempre a comprar embalagens cada vez que queremos alguma coisa. O ideal é até levarmos sempre o mesmo saco connosco (aqueles pequeninos) para não estarmos a usar um saco novo cada vez que lá vamos.

O Jumbo onde vou tem 4 tipos de quinoa diferentes: a branca, vermelha, preta e mistura das 3 e são todas o mesmo preço, cerca de 10€ kg, o que é um preço bastante aceitável.

what-is-quinoa-1024x683.jpg

Este “Super Alimento” é cultivado há milhares de anos na região dos Andes tendo sido um alimento muito importante para a civilização Inca que a considerava como a semente-mãe devido às suas propriedades nutricionais. Mas porquê um super alimento?  Porque a quinoa é rica em proteínas, cálcio, manganês, ferro, vitaminas do complexo B, cobre, zinco, fibras e possui todos os aminoácidos que o nosso corpo necessita para funcionar correctamente. Para além de tudo isto é o cereal menos alergénico e é um óptimo substituto para o arroz, trigo ou soja.

Vamos lá então à receita!!

Quinoa com Legumes e Aioli de Manjericão (Vegan, Sem Glúten)

2 porções

INGREDIENTES:
– 2 chávena (de café) de quinoa
– 1 batata doce
– 150g cogumelos fresco
– 2 cebolas médias
– 200g feijão verde
– 10 tomates cherry
– 1 cenoura
– 1 c.sobremesa ervas de provençe (ou outras a gosto)
– 1 c. sopa de vinagre
– sal q.b
– pimenta q. b
– azeite
– 1c. sopa manteiga vegetal

Para o Aioli de Manjericão:
– 1 mão cheia de folhas de manjericão
– 4 c.sopa de azeite
– sumo de meio limão
– 1.c café de mostarda
– sal e pimenta q.b

  • Começamos por cozer a quinoa: lavamos a quinoa e colocamos num tacho com o dobro de água e um pouco de sal. Deixa-se cozer por cerca de 15min. Enquanto a quinoa coze podemos começar a fazer as batatas. Para isso basta cortar rodelas bem finas de batata doce (ver imagem) e para que fiquem todas do mesmo tamanho pode-se depois fazer pequenos círculos com uma forma para bolachas.
  • Numa frigideira metemos a manteiga e um fio de azeite (pouco) e juntamos as batatas para alourar cerca de 4min de cada lado. Retiramos as batatas e juntamos a cebola cortada finamente e temperamos com sal, pimenta e o vinagre apenas quando a cebola já estiver amolecida. Quando estiver cozida retiramos e metemos os cogumelos juntamente com um pouco de sal e pimenta e deixamos cozer até que desapareça todo o líquido que sai dos cogumelos (cerca de 8min).
  • Enquanto os cogumelos estão a saltear colocamos uma panela ao lume com água e sal e quando começar a ferver juntamos o feijão verde partido em metades e cozemos durante 15 min. Assim que estiver cozido retiramos da panela e passamos por água fria para parar a cozedura.
  • Agora que temos todos os elementos cozinhados passamos à montagem do prato: Num recipiente redondo (uma terrina daquelas do petit gatêau ou um tuperware) começamos por colcoar no fundo a batata em forma de flor, por cima a cebola, depois os tomates cortados às rodelas, a seguir os cogumelos, a cenoura cortada em rodelas finas,depois o feijão verde e por fim a quinoa. Pressionamos tudo para baixo com uma colher e deixamos estar durante uns 5min.

Aioli de Manjericão:

  • Juntamos o todos os ingredientes num recipiente e tritura-se tudo com a varinha mágica (ou outro utensílio que tenham) e já está!

    IMG_20161103_000014.jpg
    Aioli Manjericão

 

  • Desenformamos o preparado da quinoa para o prato e salpicamos o prato com o aioli. Decora-se com folhas de manjericão (roxo, na foto).

 

 

 

 

Podem experimentar fazer este prato para surpreender os vossos amigos/familiares ou para um jantar só com a vossa cara-metade 😄

Bom Apetite!!

Advertisements

2 thoughts on “Quinoa com Todos

  1. hello missonionveg its dennis the vizsla dog hay keenwa!!! my dada luvs that stuf!!! he mayks sum kind of keenwa hamburger patty wot he sez it just as gud as a reel hamburger!!! beeing a dog i hav my dowts but hay wotever flotes yore bote dada!!! ok bye

    Liked by 1 person

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s