Vegan Chili

Para celebrar o Dia Mundial do Veganismo nada melhor que uma receita que certamente muitos irão gostar: Chili. É super fácil, delicioso e para aqueles que ainda não se tornaram vegetarianos, nem vão reparar que não tem carne!

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Ao contrário do que muita gente pensa (como eu pensava) o Chili não é originário do México onde é bastante popular. Este prato na verdade surgiu no século XIX no estado americano do Texas e originalmente levava apenas uma grande quantidade de carnes (seca e fresca) e muita, muita pimenta e não era acrescentado nenhum tipo de feijão. Hoje em dia podemos ver diversas variações deste prato onde já é incluído o feijão e muitas destas versões já excluem a carne.

chili

Este é um daqueles pratos que gosto imenso por ser rápido de se fazer e por ser bem equilibrado- tem legumes e proteína- e depois basta acompanhar com arroz para termos uma refeição completa.

Para esta versão que vos trago escolhi feijão azuki* porque comprei esta semana para cozer e congelar. Mas, na minha opinião podem usar qualquer feijão que vos agrade porque ficam todos muitos saborosos neste prato.

Vegan Chili de Feijão Azuki (Vegan, Sem Gltúten)

3 porções

INGREDIENTES:
– 1 cebola grande
– 2 dentes de alho
– 1 folha de louro
– 1 pimentão vermelho (grande)
– 1 lata de milho doce
– 2 chávenas de feijão azuki (ou outro à sua escolha)
– 4 c.sopa de polpa de tomate
– sal q.b
– pimenta preta q.b
– 1 c.sobremesa de orégãos
– malagueta

  • Coloca-se um fio de azeite numa frigideira funda e quando estiver quente junta-se a cebola finamente picada e deixa-se alourar por 5min. Juntamos os alhos picados e a folha de louro e a seguir junta-se o pimentão picado em cubos pequenos (juliana) e deixamos saltear até estar estar cozido. A seguir adicionamos o milho doce e o feijão. Junta-se a polpa de tomate, sal e pimenta, mexemos tudo e tapa-se para deixar cozer por 10min. No fim coloca-se um pouco de malagueta a gosto e os orégãos. Se preferirem podem juntar a malagueta desde o início se gostarem de mais picante. No prato juntamos um pouco de coentros picados por cima.
  • Para acompanhar fiz um arroz vermelho que tinha comprado numa promoção no Aldi. Normalmente faço arroz branco ou integral. Basta juntarem um fio de azeite, 4 chávenas de café de arroz e sal numa panela, deixar aquecer um pouco e juntar o dobro+1 chávena de água, tapar e deixar cozer por 20min (panela de pressão)-arroz integral e vermelho- ou juntar apenas o dobro da água e deixar cozer em lume muito brando por 15min para o arroz branco.
*Estas imagens foram retiradas do meu Instagram story- sigam-me no Instagram para verem a preparação dos pratos 😉

*Feijão Azuki- Originário do Japão, é uma leguminosa selvagemmuito rica em proteínas, fósforo cálcio, ferro, potássio, zinco, fibras solúveis e vitaminas do complexo B. É um óptimo diurético, ajuda na formação óssea e é indicado para problemas renais, hipertensão e diabetes. Para preparar este feijão basta demolhar por 10 a 12 horas e depois cozer na panela de pressão durante 30min.

Informação nutricional do feijão azuki  Feijão-azuki.jpg

Por 100 gramas:

Valor Calórico: 350 kcal
Hidratos de carbono: 66 g
Proteínas: 20 g
Lípidos: 0 g
Fibras: 8 g
Cálcio: 252 mg
Ferro: 8 mg
Potássio: 1254 mg
Sódio: 5 mg

Informação retirada de: http://www.centrovegetariano.org/Article-272-Feij-o-azuki.html
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