Hambúrguer de Tofu e Aveia

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Há dias publiquei um post sobre junk food onde mostrava um hambúrguer que tinha comprado no Aldi. Nesse caso foi um daqueles dias para “despachar” e decidi comprar o hambúrguer já feito, mas muito sinceramente prefiro ser eu a fazer os hambúrguers quando tenho tempo. Se fizerem estas coisas em casa vão ver que o sabor é muito melhor. É o que acontece quando comemos comida caseira, parece mais verdadeira e não está cheia de óleos, açúcar e montes de intensificadores de sabor. Como a maior parte dos alimentos já feitos estão sempre cheios de coisas que nem sabemos bem o que é, prefiro ou ser eu mesma a fazer ou então caso valha a pena (relação qualidade preço) comprar sempre biológico, pois teremos (quase) a certeza de que serão bem mais saudáveis.

Esta foi a primeira vez que fiz hambúrguers com tofu e digo-vos que a experiência correu bem! Já fiz anteriormente de grão e caril, lentilhas, aveia, feijão azuki, feijão preto, etc- É a vantagem de ser vegan, é que podemos variar muito nestas receitas e fazer aquilo que quisermos ✌️

Para esta receita não precisam de perder muito tempo pois é bem rápido de se fazer. Para acompanhar cozi uns brócolos pois tenho imensos que os meus pais me deram da horta deles, tomate cereja e decidi fazer um arroz integral na panela de pressão (a minha nova melhor amiga), que acaba por ser bem mais rápido, fica muito bom e poupamos energia.

Hambúrguer de Tofu e Aveia (Vegan, Sem Glúten, Proteico) 

~10 hambúrguers

INGREDIENTES:
– 250g de tofu firme
– 1 chávena de flocos de aveia
– 1 c.sopa de linhaça dourada moída
– 1 cebola média
– 1 dente de alho
– 1 cenoura pequena
– 1 c.sobremesa de cebolinho (fresco ou seco)
– 1 c. café de colorau2016-10-25-09-57-16.jpg
– sal q.b
– azeite
– pimenta moída q.b

  • Começamos por colocar um fio de azeite numa frigideira e quando estiver quente adicionamos a cebola e o alho finamente picados. Quando a cebola estiver translúcida juntamos a cenoura picada em cubos pequenos e deixamos saltear por cerca de 8min. Entretanto enquanto os legumes estão a saltear desfazemos o tofu mesmo com as mãos (ou com um garfo) para dentro de um recipiente e juntamos a linhaça, a aveia, sal, pimenta e os outros temperos e envolvemos tudo. Quando os legumes estiverem prontos juntamos ao preparado do tofu e mexemos tudo até que tenha uma consistência boa. Depois é só formar bolas e achatar para fazer os hambúrguers e fritamos em azeite cerca de 3min de cada lado. E estão prontos a comer.

Bom apetite 🍽

* A aveia tem cerca de 17g de proteína (por 100g) e o tofu cerca de 8g (por 100g) sendo por isso umas boas fontes de proteína vegetal e ingredientes ideais para fazer uns bons hambúrguer proteicos. Cada hambúrguer tem cerca de 4g de proteína.

tofu-provida
Tofu marca Próvida-> ~1.5€ (250g)
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