Assado de Domingo

 

2016-10-23-22-14-57

Uma das coisas que mais tem despertado o meu interesse na cozinha desde que me tornei vegetariana foi encontrar receitas e inventar formas de “veganizar” a comida tradicional portuguesa ou aquelas receitas que todos nós conhecemos .

Hoje trago-vos aquilo a que eu chamo de um assado de domingo, que se assemelha a um típico frango/lombo assado que tão frequentemente se come com a família a um domingo. Atenção que a ideia aqui não é que o sabor se assemelhe à receita “tradicional” (até porque não iria ser nada bom), mas que a sua aparência seja idêntica, uma vez que nos transporta para certas recordações de infância só que neste caso não temos que matar/comprar/cozer um animal.

Nesta receita vou usar Seitan, que é um produto feito à base de glúten e farinha de trigo que tem um aspecto semelhante com o da carne. Acredito que nem todos irão gostar da sua textura ou sabor, mas com o tempo acabamos por aprender diferentes formas de usá-lo para que seja possível agradar a todos. O seitan que usei aqui comprei no Jumbo e é da marca Vegin e custou cerca de 1.5€ mas facilmente se pode fazer em casa (irei colocar aqui a receita brevemente).

Os legumes a usar neste prato e a sua disposição são indiferentes, depende sempre do vosso gosto. Digo isto porque como não gosto de seguir muito à risca as receitas também não me parece que todos os irão fazer, até porque nem sempre gostamos todos das mesmas coisas. Por isso aconselho-vos sempre a usar acima de tudo produtos que realmente gostem  e que sejam da época, porque são sempre mais saborosos.

 

Seitan Assado no Forno com Legumes (Vegan)

2 porções

INGREDIENTES:
– 250g de Seitan
– 1 courgete
– 1 beringela
– 3 batatas
– 3 tomates
– 2 dentes de alho
– 4 c. sopa molho de soja
– 1 c.sopa vinagre balsâmico
– 1 c.sobremesa de colorau
– pimenta preta q.b
– sal q.b
– azeite
– ervas a gosto cebolinho, manjerona, salsa)

  • O primeiro passo desta receita é marinar o seitan, que é muito importante para que este ganhe mais sabor. Coloca-se então o seitan num recipiente fundo e temperamos com o colorau, molho de soja, pimenta preta, alhos finamente picados, vinagre balsâmico, ervas e sal. Envolvemos e faz-se cerca de 4 golpes com um faca no seitan para que a marinada se entranhe e deixamos a marinar por 3horas. Passado este tempo, colocamos o seitan numa travessa de barro ou vidro de forma quadrada ou redonda para ir ao forno. Cortam-se os legumes todos em rodelas com o mesmo tamanho (pode-se usar uma forma de bolachas para cortar os legumes) e dispomos à volta do seitan (como está na imagem) de forma intercalada. Temperamos com sal, pimenta, ervas aromáticas a gosto e azeite e levamos ao forno a 190º cerca de 40min ou até os legumes estarem cozidos.
    Bom Domingo a todos!!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s