Caril de Beringela

img_20161018_210101

Se existe algum prato que na minha opinião é muito versátil é sem dúvida alguma o caril. Podemos fazer caril praticamente de tudo aquilo que quisermos! O que é óptimo para quem não gosta de um legume ou outro, assim já não podem dizer que não.
Para além de variar nos legumes, acabo sempre por fazer um caril diferente, isto é, a base do caril nunca é a mesma cá em casa. Quando me iniciei por este mundo asiático comecei por ver alguns programas, receitas e dicas de como fazer uma boa pasta de caril e depois fui experimentando coisas diferentes até acertar. O que normalmente faço é usar as especiarias que tenho em casa e não ir de propósito ao supermercado só para comprar uma especiaria ou outra mais específica.
Neste caril usei as beringelas porque o meu pai resolveu plantar algumas para ver no que dava e aqui estão elas.
Já a pasta de caril, resolvi fazer uma coisa menos spicy e com ingredientes muito simples que tinha para aqui esquecidos e que normalmente só uso para fazer caril.

Caril de Beringela (Vegan, Sem Glúten)

2 porções

INGREDIENTES:
– 2 beringelas
– 1 cebola grande
– 2 dentes alho
– 1 pacote (200ml) leite de coco
– 1 tomate (ou polpa)

Para a mistura de especiarias (caril):
– 1c.chá de sementes de coentro
– 1c.chá de sementes de mostarda
– 1 cravinho
– 2c.chá de açafrão
– 3c.chá de caril
– 2 sementes cardamomo
– 1c.chá de canela em pó

BeFunky Collage.jpg

  • A primeira coisa a fazer é fatiar a beringela às rodelas (ou como preferirem), colocar sal por cima e deixar a escorrer por, pelo menos 30 min. Entretanto podemos começar a fazer a base de especiarias para o caril. Para isso, basta colocar uma panela ao lume e juntar as especiarias e deixar aquecer para que soltem todos os aromas (+/- 5min). Retiramos as especiarias e colocamos num almofariz para reduzir a pó. Se não tiver um almofariz não há problema. Também se pode colocar numa taça de vidro e tentar desfazer as especiarias com o que tiver à mão. A seguir coloca-se um fio de azeite na panela e juntamos a cebola e deixamos alourar e depois juntamos os alhos finamente picados. Juntamos então a beringela (lavar primeiro para retirar o excesso de sal) e deixamos cozer por cerca de 8min. De seguida juntamos a mistura de especiarias e o tomate bem picado. Adiciona-se cerca de metade do pacote de leite de coco, temperamos com um pouco de sal e tapamos. Deixa-se cozer por 15min. Por fim junta-se o resto do leite e coco e coentros picados.

*Acompanhei o caril com arroz basmati com cardamomo.
*Se o comer tiver um travo amargo basta juntar uma colher ou duas de sobremesa de açúcar mascavado.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s